• Adicione o WhatsApp do Chinês Já 11 993367723

O que são as Palavras Classificadoras?

1. Na língua chinesa, as palavras classificadoras são geralmente usadas quando se pretende contar ou indicar um substantivo. Ex:

Yī běn shū
Um livro 

Zhè běn shū
Este livro

Sān liàng chē
Três carros  

Nà liàng chē
Aquele carro

2. Nos casos de contagem e indicação de substantivos, a utilização das palavras classificadoras é quase sempre obrigatória, embora ela possa parecer desnecessária a estranha aos olhos do estudantes iniciante. Normalmente cada tipo de substantivo exige uma palavra classificadora definida.

          a) 本 (běn) é uma palavra classificadora que se usa em conjunto com substantivos de objetos de múltiplas laudas, como livros, revistas e jornais. Ex:

三本
Sān běn shū
Três livros

这本杂志
Zhè běn zá zhì
Esta revista

那本报纸
Nà běn bào zhǐ
Aquele jornal


        b) 张 (zhāngé uma palavra classificadora que geralmente se usa em conjunto com substantivos de planos e achatados, como discos, papéis e mesas. Ex:


五张
Wǔ zhāng dié
Cinco discos

那张
Nà zhāng zhǐ
Aquele papel

这张桌子
Zhè zhāng zhuō zi
Esta mesa




3. A palavra classificadora mais comum da língua chinesa é 个 (gè).  Além de ser a palavra classificadora mais usada, o ideograma 个 (gè) também funciona como uma espécie de "coringa" das outras palavras classificadoras na linguagem oral, de modo que, quando você tem dificuldade em saber qual é a adequada para um determinado substantivo, você pode simplesmente utilizar o 个 (gè), quase sempre sem prejuízo da expressão do significado.

一个
Yí gè rén
Uma pessoa

两个星期
Liǎng gè xīng qī
Duas semanas

这个女生
Zhè gè nǚ shēng
Esta menina


Ficou com dúvidas? Deixe um comentário!



Postagens mais visitadas deste blog

Língua Chinesa: Livros em PDF e outros materiais para download

10 séries chinesas que você tem que assistir

12 apps para aprender CHINÊS DE GRAÇA!