• Adicione o WhatsApp do Chinês Já 11 993367723

APRENDER CHINÊS: qual livro didático escolher?




É sempre muito difícil escolher um livro didático, principalmente quando estamos começando, não é mesmo? Eu já experimentei pessoalmente diversos materiais didáticos em diferentes escolas de mandarim em que trabalhei, então acho que posso dar uma ajudinha para os indecisos neste ponto.

A ordem não reflete necessariamente a qualidade

1. Como Dizer Tudo em Chinês
SINOPSE (Livraria Cultura):

Usando a fórmula da série Como Dizer Tudo, o livro pretende ensinar aos brasileiros o vocabulário e as expressões básicas para conseguir se comunicar em chinês, em diversas situações. Além da estrutura já conhecida da série, o livro vem com uma explicação sobre a fonética, traz expressões e frases chinesas.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Não indico este livro para quem está iniciando. Os autores não diferenciam confundem o chinês coloquial com o português formal e vice-versa, além deste problema que causa muita confusão no aprendizado dos inexperientes, a obra oferece traduções bem um tanto quanto duvidosas. No entanto, a obra pode ser útil para aqueles que já têm um certo domínio sobre a língua chinesa e querem um material rico (vem com CD com os diálogos) que explore o uso da língua chinesa nas ocasiões mais diversas. Em resumo: este é um livro de APOIO para estudantes do nível intermediário.

Adquira esta obra aqui.

2. Dicionário Visual Chinês/Pinyin/Inglês
SINOPSE (Livraria Cultura):

As imagens contidas neste livro apresentam cenas do cotidiano em casa, no trabalho, nas compras e em restaurantes. Indicada para viagens, negócios e estudos, além de situações em que as palavras estão agrupadas por assuntos. Na capa interna do 3 em 1, o leitor encontra uma tabela de combinações de pinyin iniciais e finais adaptadas para a pronúncia em português (escrita e pronúncia).



OPINIÃO DO PROFESSOR:

Este é um trabalho impecável, de primeira ordem. Detalhadíssimo, o dicionário é de fácil entendimento e manipulação, e as imagens tornam tudo muito mais interessante. Há tópicos para tudo que você imaginar. É um material que todo estudantes de mandarim deveria ter. 

Adquira esta obra aqui.

3. Guia de Conversação - Mandarim
SINOPSE (Livraria Cultura):

Com indicações de pronúncia e vocabulário úteis para o dia a dia, o 'Guia de Conversação - Mandarim' da Lonely Planet deixará a sua viagem ao gigante do oriente bem mais despreocupada. E também é ótimo para quem quer dar o primeiro passo rumo à fluência na "língua do futuro". Em suas 270 páginas, o Guia de Conversação - Mandarim da Lonely Planet, ensina a base do idioma de modo acessível e divertido. Aborda aspectos gramaticais da língua, as estruturas das frases e, sobretudo, o vocabulário-chave para o cotidiano, dividido por temas como transporte, hospedagem e comida. 

Não basta saber palavras em mandarim - é preciso acertar na pronúncia para ser compreendido. É por isso que o guia sempre explicita a maneira de falar cada sílaba. São cerca de 3.500 palavras que ficarão na ponta da sua língua! Como o mandarim não usa o nosso alfabeto, o guia também facilita a leitura dos caracteres do idioma, traduzindo-os foneticamente para que você consiga decifrá-los. Assim, você saberá qual símbolo indica o banheiro, o proibido fumar, a entrada e a saída. O guia também traz dicas preciosas sobre a interação com os habitantes locais, de modo a evitar choques culturais constrangedores.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

O preço deste material é bem acessível. Não vem com CD e talvez a qualidade não seja das melhores, mas acho que ainda vale a pena, pois está bem barato.

Adquira esta obra aqui.

SINOPSE (Livraria Cultura):

Frustração e entusiasmo. Frustração e entusiasmo.Eu entendo que aprender chinês pode ser uma experiência bastante recheada com estes 2 sentimentos. Pois bem, este livro foi concebido para ajudar-lhe em sua jornada de aprender a habilidade mais intimidante do chinês mandarim: a escrita.Permita-me ser sincero com você: a menos que você seja alguma espécie de gênio, em minha experiência tanto como nativa chinesa e também como professora de chinês é que não há atalhos. Você só pode aprender a escrever chinês escrevendo, caneta no papel, uma vez, duas vezes, de novo e outra vez, não apenas para praticar mas para se comunicar bem. O hábito de escrever todos os dias pequenos parágrafos sobre a sua vida, por exemplo, é imbatível. 

Muitos de nós não queremos que nos digam isso, e acho que é porque já passamos por este esforço para aprender a escrever em nossa língua materna e, apesar de termos sido bem sucedidos, parece que tentamos evitar passar por isso novamente.Entretanto, existem formas de tornar esta atividade mais fácil, e "Escreva Chinês" irá apresentá-lo aos 178 caracteres mais comuns, organizados por seus 75 radicais e acompanhados de 287 palavras bastante usadas e que se podem escrever com esses caracteres. Desta forma conseguiremos que o seu esforço tenha um resultado muito prático.Este livro de mais de 200 páginas está perfeitamente projetado para ser tanto o seu guia de estudos como uma referência.


Ao comprar este livro digital (eBook), você terá acesso a:- imagens mostrando passo a passo como escrever cada caracter traço por traço, com uma imagem diferente para cada traço;- uma lista organizada dos 75 radicais e seus significados;- sob cada um dos radicais, uma lista de caracteres chineses ordenados alfabeticamente pela pronúncia em pinyin;- uma lista de palavras bastante comuns, selecionadas do vocabulário do exame oficial de proficiência em chinês Hanyu Shuiping Kaoshi (HSK), níveis 1 a 3, que você poderá escrever com esses 178 caracteres;- bônus grátis: acesso para baixar um conjunto de folhas de escritura de caracteres que você pode imprimir em casa, praticar a escrita dos 178 caracteres e desenvolver a memória motor de sua mão.Seja porque você precisa dominar a escrita do chinês ou simplesmente porque quer vencer este desafio, este livro é para você.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

A autora já deixou tudo muito bem claro. Escrever em mandarim e memorizar os ideogramas é bem complicado, tanto que até dediquei um post unicamente a respeito de técnicas de memorização dos ideogramas. Para quem está começando, este livro conciso objetivo é indispensável.

Adquira esta obra aqui.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Este dicionário acadêmico é o mais completo entre os que estão disponíveis nas livrarias tradicionais brasileiras. Por ir direto ao ponto, sem imagens, é muito mais completo que o dicionário ilustrado mencionado acima. Além disso, oferece ao leitor a possibilidade de buscar palavras a partir do chinês ou do português.

Adquira esta obra aqui.

SINOPSE (Livraria Cultura):

A obra apresenta os princípios da língua chinesa, o sistema pinyin (estrutura romanizada da língua) e seus sons básicos, a demonstração do esquema tonal da língua e a formação de expressões idiomáticas. O livro está dividido em 5 partes e ensina como sobreviver em um país de língua chinesa. Os principais tópicos abordados na obra são: - Caracteres chineses; - A gramática básica do idioma; - Expressões básicas; - Apresentação do sistema numérico; - Chinês em casa (como alugar/vender imóveis).

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Como todas as obras da série "____ Para Leigos", este livro didático é indicado àqueles que precisam de explicações detalhadas de modo simples, sem termos técnicos. Além de ser de fácil entendimento, o Chinês Para Leigos vem acompanhado de CD, o que é uma exigência para qualquer bom livro didático, pois ouvir é extremamente importante!

Adquira esta obra aqui.


7. Guia de Conversação do Chinês
SINOPSE (Livraria Cultura):

A obra traz um guia de conversação para que o leitor possa adquirir conhecimentos básicos da língua e da cultura chinesa. Nele estão as informações mais importantes para que o leitor possa desfrutar sua viagem à China e despertar a simpatia dos habitantes locais. O livro traz - palavras e frases mais usadas em situações de viagem; pronúncia das palavras e frases chinesas; informações sobre a cultura e o cotidiano dos chineses; minidicionário português-chinês e chinês-português.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Este guia de conversação, apesar de razoável e bem barato, tem o problema muito grave para aqueles que pretendem tomá-lo como base: não vem com CD com os áudios dos diálogos. Todo livro base tem de ter CD, do contrário, o aluno não conseguirá aprender a pronúncia do mandarim). No entanto, como material suplementar, pode ser um material útil.

Adquira esta obra aqui.

SINOPSE (Livraria Cultura): 

Este 'Curso básico de chinês' contém duas partes - A primeira descreve a cultura e história da China. O texto é em português, porém os nomes das dinastias, das pessoas e dos lugares são escritos em chinês. A segunda parte traz as aulas de chinês (totalmente traduzido em português), com os ideogramas (chinês tradicional e chinês simplificado), as palavras, as sentenças e os exercícios. Essa parte é narrada num CD. O conteúdo foi selecionado e elaborado para que os alunos possam praticá-los na sala de aula e também no dia-a-dia. A transcrição fonética utiliza o Pin Yin e as pictografias são demonstradas em desenhos e figuras.

Opinião do Professor:

Ótimo livro para se adotar como uma base inicial para os estudos: vem com CD, tem diálogos e exercícios, além disso, o preço também é bem atraente em comparação aos outros livros do gênero. Mas o melhor de tudo é que ele tem um segundo volume, o que possibilita que você dê continuidade nos seus estudos usando um material similar, sem mudar de método.

Adquira esta obra aqui.

SINOPSE (Livraria Cultura): 

Este manual de introdução ao aprendizado da língua chinesa apresenta noções básicas sobre o idioma, regras do sistema fonético e de gramática. O livro contém 30 diálogos que abordam as principais situações da vida cotidiana e dicas sobre a cultura chinesa e um apêndice com provérbios chineses.

OPINIÃO DO PROFESSOR:


É um livro com o conteúdo bem condensado, que engloba 30 diálogos, alguns já quase tocando no nível intermediário. Apesar da variedade dos temas e situações apresentadas e do preço acessível, a obra peca um pouco pela falta de clareza e de lógica no andamento das diferentes lições. No entanto, por ser uma obra que vem com CD e com bastante conteúdo, considero-a um excelente complemento para algum outro livro didático mais organizado. No geral, é um ótimo livro didático! 

SINOPSE (Livraria Cultura):

O 'Curso de Chinês, V.2' é o 2º livro da autora. O material didático foi organizado de maneira que facilite a assimilação e a compreensão dos brasileiros e o foco é a aprendizagem da língua chinesa com a abordagem comunicativa. O conteúdo foi selecionado e elaborado para que os alunos possam praticá-lo na sala de aula e também no dia-a-dia. Contém exercícios de caligrafia e exercícios diferenciados de memorização. O livro contém diversas figuras, algumas coloridas e companha um CD de áudio.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Atualmente, este é um das poucas séries de livros didáticos em chinês a ter uma continuação, o que agrega muito valor ao esforço da autora. Mantendo a mesma qualidade do primeiro volume, que foi apresentado acima, o livro também traz consigo um CD de áudio. O ideal é ter o primeiro e o segundo volume, para um estudo mais continuado e profundo.

Adquira esta obra aqui.

***********Curta e compartilhe!*************

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Chinesa: Livros em PDF e outros materiais para download

10 séries chinesas que você tem que assistir

12 apps para aprender CHINÊS DE GRAÇA!