Os ideogramas mais doidões do mandarirm

Não se assuste! Você provavelmente não precisará usar estes ideogramas com muita frequência; é provável que nunca os use. São ideogramas tradicionais (alguns já antiquíssimos) que estão em desuso, e até os chineses têm dificuldade em reconhecê-los. A língua chinesa está replete desses ideogramas, muitos deles antiquíssimos. Vamos dar uma olhadinha em cada um deles:

13 - Yáo         

Refere-se ao legendário imperador Yao, que teria vivido aproximadamente 2200 anos antes de Cristo.

12 - Xiān
Uma das formas antigas do ideograma 鲜, e tinha o significado de peixe.

11 - Biāo
Uma forma antiga para a palavra redemoinho.



10 - Cū
Uma forma em desuso do ideograma 粗, que, neste caso, refere-se ao conceito de distante e remoto.

09 - Bēn
Este ideograma é uma variante do caractere 奔, utilizada, neste caso, em alguns sobrenomes.

08 - Shān
O ideograma acima acima é formado por três ideogramas de ovelha (羊), significando, portanto, um rebanho de ovelhas.

07 - Méi
Parecem duas criancinhas cabeçudas de mão dadas, mas é apenas a forma antiga de 梅.

06 - 
贔 é um ideograma já bem esquecido. Como vários aqui da lista, a maioria dos chineses tem dificuldade de lê-los propriamente. Ele, lá no tempo dos monges voadores, significa "forte". Forma a palavra 贔屭, uma criatura em forma de tartaruga que é uma das nove filhas de um lendário dragão na tradição chinesa. Eis a imagem da criatura:



05 - Cuì
A junção de três ideogramas 毛 (pêlo) forma o ideograma acima, que, quase que por dedução lógica, significa pêlo de animal. Muitos ideogramas são formados por esse mesmo método: ajunta-se dois, três ou mais ideogramas repetidos para expressar a idéia de "muito". Confira os vídeos sobre a lógica da formação dos ideogramas chineses.

04 - 
Não, este ideograma e o caractere acima não são iguais. Parecem, né? 掱, no chinês moderno, é apenas uma versão em desuso de 扒 ou 手.

03 - suo
Formado por três corações (心), esse ideograma ultrapassado significa preocupar-se muito, duvidar muito... Vale lembrar que o coração representa a mente na cultura chinesa.


02 - Léi
田, sozinho, significa campo de cultivo. O obscuro ideograma 畾, que não passa de uma junção de três ideogramas 田, refere-se a campos de cultivo separados por diques. Não é difícil entender o porquê de esse ideograma ter caído em desuso, né?

01 - Biàng
Esse ideograma é tão surreal que não pode nem ser digitado no computador. Você deve estar imaginando que é alguma coisa incrivelmente profunda, mas é apenas o nome de uma receita de macarrão... o Biang Biang面.