Ideogramas: normas de escrita e como praticar (com exemplos animados)





É muito importante que os estudantes de mandarim observem as normas de escrita dos ideogramas. A importância destas normas reside principalmente em dois fatores:

- Se cada ideograma for escrito de uma maneira diferente, como se fosse um desenho, a escrita, além de ter a eficiência e a velocidade diminuídas, perde muito também na questão estilística. Os ideogramas escritos fora das normas tendem a ficar com a aparência terrível.

- Os ideogramas, como apresentado na figura acima, são formados por uma combinação mais ou menos limitada de elementos, de modo que escrevê-las da forma correta ajuda muito o estudante a captar a lógica da formação dos ideogramas.




Vamos observar 7 normas básicas da escrita chinesa:

1. De cima para baixo

Antes de tudo é preciso aprender a captar a estrutura básica do ideograma, cuja prática de intelecção vem depois de muito treino de escrita e de leitura. Este primeiro ideograma, o caractere 立 (lì), por exemplo, está estruturado na vertical, o que indica que deve ser escrito de cima para baixo.

Observe algumas animações de ideogramas escritos de cima para baixo:






2. Da esquerda para a direita

Quando o ideograma tem um radical na esquerda, ele é escrito da esquerda para a direita, ainda observando a norma número 1. No caso da imagem acima, a parte da esquerda é 口 e a da direita é 乞.

3. Caracteres simétricos

Em muitos ideogramas nos quais há simetria entre o lado esquerdo e o direito do caractere, a escrita começa no meio, seguido dos lados esquerdo e direito. O caractere do exemplo é “小(xiǎo)”.

4. Primeiro a horizontal, depois a vertical

Os traços horizontais geralmente são escritos antes dos traços verticais, como no exemplo do ideograma 十(shí)”.


5. Primeiro os cantos, depois o meio
Antes de trabalhar no centro do ideograma, é necessário primeiramente dar-lhe a forma.

6. Feche o quadrado ou o retângulo no somente no fim

Ao contrário do que possa parecer inicialmente, o último traço de um quadrado ou de um retângulo de um ideograma são a última parte do ideograma ou do componente a ser escrita. No exemplo, temos o ideograma “回(huí)”.

Ilustração da regra 5 e 6:

7. a coluna estruturadora por último

Naqueles ideogramas que são estruturados por uma coluna central, o último elemento a ser escrito é frequentemente exatamente o que dá a estrutura ao ideograma.


As 7 regras apresentadas neste artigo são apenas guias, complementares à prática efetiva da escrita. Há muitas exceções, de modo que a sua obediência não é garantia de que o ideograma será escrito corretamente. O único caminho para o domínio da escrita chinesa é a prática real, aliada ao estudo das estruturas dos ideogramas chineses e das suas normas básicas de escrita.

Para praticar, crie planilhas de escrita com os caracteres da sua escolha neste website: http://www.chinesetools.eu/tools/chinese-grid/

Comece com a prática dos números:




Comentários