Entrevista com a campeã nacional da Chinese Bridge High School 2016


Amiris Rodrigues (茉莉) foi a campeã da nacional da Chinese Bridge para Estudantes Secundaristas. Agora, como campeã brasileira de 2016, ela se prepara para a etapa chinesa, onde representará o país na competição que reunirá os campeões de vários países.
Como é a Chinese Bridge para Estudantes do Ensino Médio?

Podem participar da competição Chinese Bridge para Secundaristas alunos do ensino médio matriculados no Instituto Confúcio. Na competição, você precisa fazer a sua apresentação e um discurso em mandarim sobre um tema definido pelos organizadores, participar de um teste de conhecimento sobre a China, e uma apresentação artística relacionada à China. No meu caso, apresentei uma canção com 笛子 (flauta chinesa de bambu). Os jurados foram os diretores dos instituto Confúcio no Brasil e também esteve presente no evento o cônsul Song Yang.
Por que você se interessou a estudar mandarim tão cedo (agora ela tem 16 anos)?

Eu estava terminando o curso de espanhol e pensei o quão interessante e desafiador seria estudar mandarim. Sempre quis ser poliglota.

Como você se preparou para a competição? Quais dicas você daria para quem deseja participar da mesma competição nos próximos anos?


Primeiro, excluí a palavra “difícil” da minha vida, fiz um bom cronograma e estudei cerca de 8 a 10 horas diárias, e continuo estudando para o mundial. As dicas que eu posso dar são as que eu uso: nunca usar a palavra “difícil”, você deve trocar esse palavra por “desafiador”, montar um bom roteiro de estudo e pôr em ação. É preciso sempre pensar: "difícil pra quem?, longe pra quem?"; também é importante manter contato com pessoas com os mesmos objetivos e se cercar de pessoas que acrescentam e são otimistas.
Como campeã nacional, você irá para a China representar o Brasil na final da Chinese Bridge, que reunirá os campeões de cada país. Como você se sente diante disso?

A minha maior satisfação é o desafio e eu me sinto forte e capaz de vencer. Eu me vejo como uma vencedora.

Aproveitando a oportunidade dada, quero agradecer a todas as pessoas incríveis que me ajudaram e tiveram a generosidade de compartilhar comigo sua sabedoria. Obrigada pela oportunidade e o carinho de sempre! O Chinês Já foi muito importante nessa conquista.

Comentários