12 apps para aprender CHINÊS DE GRAÇA!

12 - Memrise 
O Memrise é o aplicativo de aprendizado de idiomas mais eficiente que existe: nós utilizamos o melhor da tecnologia e neurociência para otimizar seu estudo, adaptando-o ao seu estilo pessoal. 

Opinião do professor:

Arrisco dizer que o Memrise é um dos apps de aprendizado mais completo da Google Play. Como os cursos são criados pelos próprios usuários e a comunidade é imensa, você pode

usar o Memrise para aprender quase qualquer coisa, desde mandarim até teoria musical.

No entanto, o esquema do Memrise, apesar de bem divertido, é um pouco simples e repetitivo. Eu indico este App para aqueles que querem apenas ampliar o vocabulário da língua chinesa. Não usem ele como base de estudos.

Baixe o Memrise na Google play.

11 - 跟我学写汉字

Este app de escrita de ideogramas é indicado para aqueles que talvez ainda não tenham dominado a ordem dos traços e as regras da escrita dos caracteres. O app pode indicar para o estudante a ordem correta de escrita, de modo que você aprenderá a escrever por instinto.

Alguns reclamam que o 跟我学汉字 é um pouco instável e pode travar em alguns celulares. Outro problema é que não possui ideogramas tradicionais, apenas simplificados. Mas, de qualquer maneira, é o melhor app que eu conheço para aprender a escrever ideogramas como se fosse no papel.

Baixe o 跟我学写汉字 na Google play.




A música é sempre uma parte muito importante no aprendizado de um idioma. Este app vai ajudar você a encontrar músicas e MV chineses. O melhor de tudo é que ele já baixa as letras das músicas e você pode ir acompanhando os ideogramas enquanto as ouve. É um recurso de aprendizado muito divertido! Dá para descansar e aprender ao mesmo tempo.

Baixe o QQ音乐 na Google play.


9 - Hello Talk 

Você escolhe o idioma que quer aprender, existem mais de 100 opções para selecionar e, quase instantaneamente, você estará em contato com falantes nativos da língua escolhida

Opinião do professor:

O Hello Talk costuma cumprir o que promete. É relativamente fácil entrar em contato com chineses nativos por meio do aplicativo. Eu indico o Hello Talk para quem já tem um pouco de conhecimento de mandarim (senão a conversa fica chata e não anda) e, ao mesmo tempo, tem paciência para ensinar os outros. Lembre-se: o Hello Talk é para troca de conhecimentos, então você também terá que ajudar o chinês a aprender português.



Baixe o Hello Talk na Google play.

8 - Google Pinyin Input 


Para mim, este teclado do Google é o melhor app de digitação de chinês para Android. Ele tem suporte para ideogramas tradicionais e simplificados. Todo mundo que estuda chinês vai precisar de um!



Baixe o Google Pinyin Input na Google play.

7 - Hello HSK 

Na verdade estou indicando aqui os 6 apps da série Hello HSK. Há 1 app para cada nível! O Hello HSK é ideal para quem quer se preparar para as provas do HSK, pois ele disponibiliza questões das provas passadas com correção e gabarito, além de leitura dos textos e dicas. Sugiro que baixem os 6 aplicativos e suguem o máximo o que cada um tem a oferecer. Garanto que só isso vai dar um bom tempo de estudo!


Baixe o Google Hello HSK1 na Google play.

6 - 宝宝故事书

A tradução do nome deste aplicativo é bem sugestivo: "Livro de Histórias de Bebê". Quando um estrangeiro começa a aprender mandarim, ele é como um bebê. Então, nada melhor que escutarmos as histórias da Mamãe-Smartphone. Mas não se engane, você precisa ter chegado, no mínimo, ao nível intermediário para poder compreender as histórias. Não subestime dos bebês!



Não indico apenas este aplicativo, mas todos da série 学乐游.


Baixe o 宝宝故事书 na 
Google play.



5 e 4 - Wechat + Fake GPS 
Quer falar com um monte de chineses e não tem paciência para usar o Hello Talk? O Wechat tem um recurso chamado "pessoas por perto" ou, em chinês, “附件的人”, o qual permite que você entre em contato direto com as pessoas que usam o mesmo aplicativo e estão na sua área. No entanto, se você está no nosso Brasil varonil, provavelmente não haverá muitos chineses na sua cidade, ao menos que você more em um bairro oriental.
É aí que entra o nosso Fake GPS. Com ele você pode colocar a sua localização em qualquer parte do Planeta Terra! Instale o Fake GPS e coloque a sua localização em alguma cidade da China e voilà! Você terá um monte de chineses por perto (Na China só se usa Wechat).



Você também pode colocar a sua localização na Coréia do Norte ou num campo de treinamento do Estado Islâmico, mas daí não diga que fui eu quem ensinei, ok?



Baixe o Wechat na Google play.

Baixe o Fake GPS na Google play.


3 - Pleco
Não tenho muito o que falar sobre este aplicativo; apenas que é o melhor dicionário de chinês que eu conheço.

Baixe o Pleco na Google Play.


2 - ChineseSkill 

ChineseSkill é o App perfeito para iniciantes a aprender mandarim chinês. O App contém numerosos diversão e lições de tamanho mordida envolventes que testar a sua audição, fala, leitura e escrita capacidade do idioma mandarim chinês.

Opinião do professor:

O ChineseSkill é um app gratuito do mesmo estilo do Duolingo. Ele pode te fazer poupar um bom dinheiro com cursos, pelo menos nas modalidades mais básicas!

Baixe o ChineseSkill na Google play.

1 - HelloChinese

O HelloChinese é muito parecido com o ChineseSkill, por isso é difícil dizer qual é o melhor. Ambos são apps do mesmo estilo do Duolingo, e podem tranquilamente servir de base para muitos meses de estudo como autodidata. Sugiro que, se você decidir estudar mandarim pelo Smartphone, tenha o HelloChinese e o ChineseSkill como base.


Baixe o HelloChinese na Google play.

Se você conhece outro bom aplicativo ou tem alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo!