APRENDER CHINÊS: qual livro didático escolher?


É sempre muito difícil escolher um livro didático, principalmente quando estamos começando, não é mesmo? Eu já experimentei pessoalmente diversos materiais didáticos em diferentes escolas de mandarim em que trabalhei, então acho que posso dar uma ajudinha para os indecisos neste ponto.

A ordem não reflete necessariamente a qualidade

1. Como Dizer Tudo em Chinês
Usando a fórmula da série Como Dizer Tudo, o livro pretende ensinar aos brasileiros o vocabulário e as expressões básicas para conseguir se comunicar em chinês, em diversas situações. Além da estrutura já conhecida da série, o livro vem com uma explicação sobre a fonética, traz expressões e frases chinesas.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

A obra pode ser útil para aqueles que já têm um certo domínio sobre a língua chinesa e querem um material rico (vem com CD com os diálogos) que explore o uso da língua chinesa nas ocasiões mais diversas. Em resumo: este é um livro de apoio para estudantes do idioma.

Saiba mais
Comprar 

2. Dicionário Visual Chinês/Pinyin/Inglês
As imagens contidas neste livro apresentam cenas do cotidiano em casa, no trabalho, nas compras e em restaurantes. Indicada para viagens, negócios e estudos, além de situações em que as palavras estão agrupadas por assuntos. Na capa interna do 3 em 1, o leitor encontra uma tabela de combinações de pinyin iniciais e finais adaptadas para a pronúncia em português (escrita e pronúncia).

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Este é um trabalho impecável, de primeira ordem. Detalhadíssimo, o dicionário é de fácil entendimento e manipulação, e as imagens tornam tudo muito mais interessante. Há tópicos para tudo que você imaginar. É um material que todo estudantes de mandarim deveria ter.

Saiba mais
Comprar

3. Guia de Conversação - Mandarim
Com indicações de pronúncia e vocabulário úteis para o dia a dia, o 'Guia de Conversação - Mandarim' da Lonely Planet deixará a sua viagem ao gigante do oriente bem mais despreocupada. E também é ótimo para quem quer dar o primeiro passo rumo à fluência na "língua do futuro". Em suas 270 páginas, o Guia de Conversação - Mandarim da Lonely Planet, ensina a base do idioma de modo acessível e divertido. Aborda aspectos gramaticais da língua, as estruturas das frases e, sobretudo, o vocabulário-chave para o cotidiano, dividido por temas como transporte, hospedagem e comida.

Não basta saber palavras em mandarim - é preciso acertar na pronúncia para ser compreendido. É por isso que o guia sempre explicita a maneira de falar cada sílaba. São cerca de 3.500 palavras que ficarão na ponta da sua língua! Como o mandarim não usa o nosso alfabeto, o guia também facilita a leitura dos caracteres do idioma, traduzindo-os foneticamente para que você consiga decifrá-los. Assim, você saberá qual símbolo indica o banheiro, o proibido fumar, a entrada e a saída. O guia também traz dicas preciosas sobre a interação com os habitantes locais, de modo a evitar choques culturais constrangedores.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

O preço deste material é bem acessível. Não vem com CD e talvez a qualidade não seja das melhores, mas acho que ainda vale a pena, pois está bem barato.

Saiba mais
Comprar

4. Escreva Chinês - Os 178 Caracteres Mais Frequentes
Frustração e entusiasmo. Frustração e entusiasmo.Eu entendo que aprender chinês pode ser uma experiência bastante recheada com estes 2 sentimentos. Pois bem, este livro foi concebido para ajudar-lhe em sua jornada de aprender a habilidade mais intimidante do chinês mandarim: a escrita.Permita-me ser sincero com você: a menos que você seja alguma espécie de gênio, em minha experiência tanto como nativa chinesa e também como professora de chinês é que não há atalhos. Você só pode aprender a escrever chinês escrevendo, caneta no papel, uma vez, duas vezes, de novo e outra vez, não apenas para praticar mas para se comunicar bem. O hábito de escrever todos os dias pequenos parágrafos sobre a sua vida, por exemplo, é imbatível.

Muitos de nós não queremos que nos digam isso, e acho que é porque já passamos por este esforço para aprender a escrever em nossa língua materna e, apesar de termos sido bem sucedidos, parece que tentamos evitar passar por isso novamente.Entretanto, existem formas de tornar esta atividade mais fácil, e "Escreva Chinês" irá apresentá-lo aos 178 caracteres mais comuns, organizados por seus 75 radicais e acompanhados de 287 palavras bastante usadas e que se podem escrever com esses caracteres. Desta forma conseguiremos que o seu esforço tenha um resultado muito prático.Este livro de mais de 200 páginas está perfeitamente projetado para ser tanto o seu guia de estudos como uma referência.

Ao comprar este livro digital (eBook), você terá acesso a:- imagens mostrando passo a passo como escrever cada caracter traço por traço, com uma imagem diferente para cada traço;- uma lista organizada dos 75 radicais e seus significados;- sob cada um dos radicais, uma lista de caracteres chineses ordenados alfabeticamente pela pronúncia em pinyin;- uma lista de palavras bastante comuns, selecionadas do vocabulário do exame oficial de proficiência em chinês Hanyu Shuiping Kaoshi (HSK), níveis 1 a 3, que você poderá escrever com esses 178 caracteres;- bônus grátis: acesso para baixar um conjunto de folhas de escritura de caracteres que você pode imprimir em casa, praticar a escrita dos 178 caracteres e desenvolver a memória motor de sua mão.Seja porque você precisa dominar a escrita do chinês ou simplesmente porque quer vencer este desafio, este livro é para você.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

A autora já deixou tudo muito bem claro. Escrever em mandarim e memorizar os ideogramas é bem complicado, tanto que até dediquei um post unicamente a respeito de técnicas de memorização dos ideogramas. Para quem está começando, este livro conciso objetivo é indispensável.

Saiba mais
Comprar

5. Dicionário - Português/Chinês
Sinopse:

Este dicionário é o mais completo entre os que estão disponíveis nas livrarias tradicionais brasileiras. Por ir direto ao ponto, sem imagens, é muito mais completo que o dicionário ilustrado mencionado acima. Além disso, oferece ao leitor a possibilidade de buscar palavras a partir do chinês ou do português.

Saiba mais
Comprar

6. Chinês Para Leigos
A obra apresenta os princípios da língua chinesa, o sistema pinyin (estrutura romanizada da língua) e seus sons básicos, a demonstração do esquema tonal da língua e a formação de expressões idiomáticas. O livro está dividido em 5 partes e ensina como sobreviver em um país de língua chinesa. Os principais tópicos abordados na obra são: - Caracteres chineses; - A gramática básica do idioma; - Expressões básicas; - Apresentação do sistema numérico; - Chinês em casa (como alugar/vender imóveis).

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Como todas as obras da série "____ Para Leigos", este livro didático é indicado àqueles que precisam de explicações detalhadas de modo simples, sem termos técnicos. Além de ser de fácil entendimento, o Chinês Para Leigos vem acompanhado de CD, o que é uma exigência para qualquer bom livro didático, pois ouvir é extremamente importante!

Saiba mais
Comprar

7. Guia de Conversação do Chinês
A obra traz um guia de conversação para que o leitor possa adquirir conhecimentos básicos da língua e da cultura chinesa. Nele estão as informações mais importantes para que o leitor possa desfrutar sua viagem à China e despertar a simpatia dos habitantes locais. O livro traz - palavras e frases mais usadas em situações de viagem; pronúncia das palavras e frases chinesas; informações sobre a cultura e o cotidiano dos chineses; minidicionário português-chinês e chinês-português.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Este guia de conversação, apesar de razoável e bem barato, tem o problema muito grave para aqueles que pretendem tomá-lo como base: não vem com CD com os áudios dos diálogos. Todo livro base tem de ter CD, do contrário, o aluno não conseguirá aprender a pronúncia do mandarim). No entanto, como material suplementar, pode ser um material útil.

Saiba mais
Comprar

8. Chines Básico + CD de Áudio
Este manual de introdução ao aprendizado da língua chinesa apresenta noções básicas sobre o idioma, regras do sistema fonético e de gramática. O livro contém 30 diálogos que abordam as principais situações da vida cotidiana e dicas sobre a cultura chinesa e um apêndice com provérbios chineses.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

É um livro com o conteúdo bem condensado, que engloba 30 diálogos, alguns já quase tocando no nível intermediário. Apesar da variedade dos temas e situações apresentadas e do preço acessível, a obra peca um pouco pela falta de clareza e de lógica no andamento das diferentes lições. No entanto, por ser uma obra que vem com CD e com bastante conteúdo, considero-a um excelente complemento para algum outro livro didático mais organizado. No geral, é um ótimo livro didático!

Saiba mais
Comprar

9. Ideogramas e a Cultura Chinesa
Os ideogramas são signos ricos, versáteis e afetivos para comunicação, até entre os povos de diferentes línguas. A segunda edição de Ideogramas foi revista e ampliada pelo autor. Agora, o leitor poderá não apenas usá-lo como um dicionário, mas também como uma forma de conhecer melhor a cultura chinesa em seus diferentes aspectos. Este livro, além de trazer os significados dos ideogramas, mostra também sua transcrição fonética, sua formação e utilização no dia a dia.

OPINIÃO DO PROFESSOR:

Este é o tipo de livro que vai definir se você entende ou não profundamente a língua chinesa. Por meio do estudo das estruturas dos ideogramas, o professor Tai te leva por uma viagem na história e na cultura da China. Não é um livro muito acessível, mas os conhecimentos que ele traz em língua portuguesa valem cada centavo. Além disso, a obra é linda, com capa dura e ilustrações maravilhosas.

Saiba mais
Comprar

Comentários