Bandas de rock e metal em chinês (e uns estilos musicais esquisitos)


Vamos fugir um pouquinho de S.H.E, 五月天, de parte da discografia de 周杰伦 (que, apesar dos popzinhos, é um músico muito foda) e de toda a "k-popização" da música chinesa? Neste post, vou descer um pouquinho até as trevas do rock e do metal chinês. Como todo bom post sobre rock, minha intenção deliberada é ofender cada um dos leitores em pelo menos um dos trechos. Para ter sucesso no empreendimento, vou apresentar algumas bandas que talvez já sejam conhecidas; outras nem tanto. Vamos começar com algo mais mainstream, algo mais "sexo, cigarros e viva ao Partido!":

1. 汪峰 (Wāng fēng)
Nascido em Pequim, 汪峰 começou a sua primeira banda de rock nos anos 90, bem depois da relativa abertura político-econômica na China. Muitas de suas canções célebres são carregadas de melancolia e nostalgia, como 北京北京》 e 春天里》, uma a repeito da alma de Pequim, a outra é uma espécie de autobiografia do músico, mesclada com os desenvolvimentos recentes da sociedade chinesa. A voz de 汪峰 traz uma leve rouquidão, o que é um traço bem comum em muitos vocalistas do rock chinês e que, se não me falha a percepção auditiva, lembra vagamente a banda Creed, outrora famosa.    

O senhor 汪 também escreve músicas de amor (quem não escreve?), sem cair, felizmente, naquela melosidade farsesca. De atitude claramente nacionalista e pró-partido (os tais roqueiros "a favor"), o músico é famoso também por suas participações no programa 中国好声音 (The Voice China), cuja qualidade é infinita e vergonhosamente superior à versão brasileira. Recomendo.

2. Beyond

Formada em Hong Kong, em 1983, a banda Beyond é talvez o maior clássico do rock chinês. Não estamos falando de nenhum Led Zeppelin ou Black Sabbath: as canções de Beyond não são lá muito pesadas. Cumprem bem, no entanto, a sua missão de clássico em músicas poderosas como 光辉岁月》 e 海阔天空》.

Como são de 香港, os rapazes não cantavam em mandarim, mas em cantonês, não deixando de ser, no entanto, uma pedida certa nos KTVs, mesmo que os aspirantes a cantores não entendam bulhufas do que estão cantando, exceto, evidentemente, quando lêem (foda-se a nova ortografia) os ideogramas na tela. 

O triste da história é que a banda teve um fim trágico, quando o fundador da banda faleceu em um acidente durante uma gravação no Japão. Posteriormente, tentaram, sem sucesso, retomar a banda. Já sabem, né? Ouvir Beyond dá uma nostalgia danada nos chineses. Eu mesmo já ouvi tanto Beyond nos KTVs que a melancolia do clássico também me infectou. Ah, como era boa a Hong Kong dos anos 80!

3. 周杰伦 (Zhōu jié lún)
Pô, professor Rafael, você não disse que o cara fazia popzinhos? De fato, ele faz, no entanto, até a discografia melosa e adolescente de 周杰伦 é música de primeira-linha. O cara sabe o que faz. O bonitão taiwanês lançou o seu primeiro disco em 2000, tornando-se rapidamente, com este estilo bad boy bonzinho, o maior ídolo dos 80后 e dos 90后, as gerações que já nasceram na mamata da abertura chinesa.

O gênero musical de 周杰伦 é um pouco difícil de classificar, pois ele costuma inserir inúmeros elementos aparentemente inconexos nas suas canções, como a própria tradição da música chinesa, o rap e o rock. Algumas de suas canções foram gravadas com guitarras bem distorcidas, se aproximando do heavy metal, como 黄金甲》 e 龙战骑士Podemos considerar o seu estilo como um newmetal chinês esquisito e melhorado.  

4. 霜冻前夜 (Shuāngdòng qiányè) - Frosty Eve
Agora, vamos aprofundar um pouquinho mais a malevolência com esta banda de death metal melódico. Agora chegamos num terreno mais underground, que os seus amigos chineses provavelmente não conheçam. Apesar de entender e curtir pouco o estilo death metal, às vezes curto as gritarias melódicas desses caras. Difícil mesmo é acompanhar a letra. Muito mais difícil que qualquer HSK, pode acreditar! Quem curtir esse tipo de som, pode começar com 次世寒武纪》. 

5. Dengel
Agora sim a escuridão tomou conta deste post, em todos os sentidos do termo. Acho que ninguém conhece esses caras, nem mesmo os chineses, com exceção dos membros da banda e dos seus pais. Zoeira! É que o Gothic Metal não é propriamente o gênero musical mais celebrado na China. Contudo, a China, como o saco de gatos que é, também tem estilo para todos os gostos. 

O único aspecto negativo da banda é que eles cantam muitas músicas em inglês, mas ainda há músicas que salvam os estudantes 洋鬼子 interessados em apreciar a língua chinesa, como a faixa 母亲》. 

6. 李玉刚 (Lǐ yù gāng)
李玉刚 é o cara mais linda da China. Especialista na antiga arte do 男旦, que é quando um homem faz o papel de mulher na ópera chinesa, o cantor não é propriamente um roqueiro, aliás, não tem nada de roqueiro. Contudo, os músicos chineses adoram uma guitarra com uma pegada bem pesada, digna de uma autêntica banda de heavy metal. Como sempre, não faço a mínima idéia de a que gênero musical pertence 李玉刚. A inclassificável canção《新贵妃醉酒os fará sentir a mesma coisa: não entendi o que este cara está fazendo, mas é bom!

7. 伏羲 (Fúxī)
Apesar de ser uma banda underground e bem... bem... desconhecida, 伏羲 é uma banda de qualidade surpreendente, uma das melhores desta lista. Considerada uma banda de Doom/folk metal (seja lá que diabo é isso!), 伏羲 não é uma banda para principiantes, pois as canções, que são uma mistura de música folclórica chinesa, Tuatha de Danann e umas coisas meio esquisitas e indecifráveis, podem dar sono aos desavisados. Para iniciar, recomendo a música 赤灵月. 

8. 六翼天使 (Liù yì tiānshǐ) - Seraphim
六翼天使, uma banda de power metal taiwanês, formada em 2001, está um pouquinho mais dentro da minha área, portanto é um pouquinho mais fácil de classificar. Quem aprecia o som de bandas como Nightwish (das antigas) e Epica com certeza sentirá o mesmo por Seraphim, banda que também trabalha muito bem o power metal aliado a vocais femininos líricos e, como não poderia faltar, abusa do famoso efeito a bela e a fera, que consiste em trilhas entrecortadas por vocais guturais e a linda voz da vocalista. Quem se interessar pode começar por ouvir 最终的回忆》.

9. 信乐团 (Xìn yuè tuán)
Esta é uma das minhas preferidas no KTV! Até cantei um trecho de uma canção do 信乐团 no meu vídeo sobre o KTV e estilos musicais. A banda, também taiwanesa, não chega a ser obscura o bastante para ser considerada heavy metal, contudo, podemos encaixá-la talvez no gênero pop-rock pesado (se é que existe isso). Nada me tira da cabeça que a voz do cara é igualzinha a do Timo Kotipelto, vocalista do Stratovarius. Quem conhece a banda, por favor, diga-me se teve ou não a mesma impressão! Podem começar pela canção千年之恋》, que é bem estilo Evanescence, ou por 死了都要爱》, o terror dos KTVs!




Lembro a todos que este que vos escreve, além de professor de mandarim, é um cara versado na boa e velha arte do METAL!
Único BR na apresentação do Kiko Loureiro, em 天津.

Ensaio com um pessoal do mal que conheci lá na China


Ficou faltando alguma banda? Deixe nos comentários!
***********Curta e compartilhe!*************

Comentários