Curso Online de Gramática Chinesa: programa e informações completas



Programa do Curso

No curso de Gramática da Língua Chinesa é voltado para todos os públicos, para quem está começando e para quem está no intermediário. O nosso foco será o uso corrente e atual, de modo que o proveito se dará tanto na esfera do chinês coloquial, quanto na esfera formal. Não veremos apenas elementos formais da gramática e nomenclaturas; o foco deste curso será o entendimento das constantes da língua chinesa, tanto no nível das palavras, quanto no da estrutura das frases. Dominando as estruturas das frases, os estudantes ampliarão muito o seu vocabulário; conhecendo as estruturas fixas da língua chinesa, falarão com muito mais propriedade e confiança.

Todas as aulas serão baseadas na obra对外汉语教学实用语法, que não tem similar em nenhuma livraria nacional. As lições serão acompanhadas por exercícios online, elaborados pelo professor com base no livro. Além de registradas no vídeo da gravação da aula, o professor também elaborará um material em PDF e as apresentações em Power Point com todos os pontos abordados nas aulas, tudo explicado em português.  Segue o programa completo do curso:

Aula 01 e 02 – Os substantivos e fórmulas convencionais de palavras

Veremos algumas técnicas e fórmulas para a criação e a identificação de substantivos. Uma grande parte das palavras chinesas é composta por simples fórmulas que, quando dominadas, ajudam o aluno a ampliar o seu vocabulário.  Depois da análise das formas convencionais e de suas exceções, o aluno terá desenvolvido a sua capacidade de leitura das palavras, tanto no nível de significado quanto no nível teórico-gramatical.
- Formas fixas para a criação e identificação de substantivos
- Palavras que, mantendo a mesma forma, podem pertencer a diferentes classes gramaticais.
- Partículas que causam uma pequena alteração na nuance das palavras
- O uso das palavras classificadoras.

Aula 03 e Aula 04 – As palavras que indicam posição, tempo o uso aprofundado da partícula “

Estudaremos as palavras que indicam posição e tempo (Na frente, abaixo, dentro, sobre, antes depois, fora, etc) a maneira como são utilizadas na língua chinesa. A maioria dos estudantes de mandarim conhece a palavra “” como sinônimo de “possessivo”. No entanto, ela tem uma série de outros usos, mesmo no chinês coloquial. Muitos estudantes acabam tendo muitas dúvidas quanto a esta partícula. Esta aula servirá também para dissipá-las, indicando constantes e a lógica por trás dos diversos usos dessa partícula.
- Palavras de posição e/ou de tempo
- Como essas palavras diferem das suas equivalentes em português

Aula 05 e 06 – Os diversos usos do “”, “” e “

Apesar de serem uns dos primeiros ideogramas que aprendemos, não é incomum que as partículas  “”, “” e “” gerem dúvidas a respeito de seus usos em frases mais longas. Nesta aula, veremos suas estruturas fixas e alguns pontos que, como falantes de português, devemos tomar cuidado.
- Estruturas fixas com os ideogramas “”, “” e “
- Pontos de confusão entre a lógica do português e a do mandarim.

Aula 07 e 08 – Os verbos e algumas relações com o ”“ , o “” e o “

O ”“ , o “” e o “” são partículas que causam muita confusão no estudante do mandarim. Como são palavras de uso cotidiano, é essencial que todos aprendam e focalizem um pouco no uso dessas palavras, principalmente na sua relação com os verbos. Além disso, nessas duas aulas, estudaremos outros usos dos verbos, como as repetições intencionais e o “gerúndio”
- Como o gerúndio se apresenta na língua chinesa
- A repetição de verbos: como funciona e para que serve

- O ”“ , o “” e o “”: o trio da confusão.

Informações do Curso e Inscrição


Nível: qualquer um pode participar.
WhatsApp do professor para inscrição: 11946026588
Inscreva-se também pelo Facebook
Saiba mais sobre o Professor Rafael
Dias fixos: domingos às 17:00.
Início: 8 de maio.
Carga horária: 8 horas (aulas de 1 hora).
Plataforma: Google Hangout (Não necessita nenhuma instalação).
Preço: 200 ou 2x de 110 reais.
Inscrições: Encerradas
Material: apresentações em Power Point e PDF

Benefícios do curso: aulas gravadas disponibilizadas para você não perder nenhum detalhe; grupo no WhatsApp unicamente para alunos do curso tirarem dúvidas com o professor e com chineses e material incluso.


Requisitos: internet estável, microfone e fone de ouvido.

Comentários