Minha opinião acerca do método Chinesasy, da professora Shaolan Hsueh


Apesar da genialidade do projeto da professora Shaolan Hsueh, não acredito que o seu método seja útil para um aprendizado efetivo a longo prazo. Acho que pode servir para um aprendizado introdutório e superficial, no máximo como um método de apoio. As razões são várias:

1. A associação que ela faz entre objetos reais e a forma dos ideogramas é, muitas das vezes, artificial e de uma simplificação forçada. 

2. Nem todos os caracteres chineses são uma representação direta de uma imagem. O método parece funcionar razoavelmente bem com ideogramas básicos, mas como ela fará para criar associações com idéias abstratas?

Fiz um vídeo explicando a questão do Chineasy:

3. A associação artificial dos ideogramas com imagens reais acaba por obscurecer e infantilizar a lógica e o processo de construção reais dos ideogramas chineses, os quais são objetos de árduo estudo de inumeráveis especialistas, entre os quais o professor Tai hsuan-an, que gentilmente permitiu a publicação da sua palestra no nosso canal.

4. Mesmo que seja um bom método para a memorização de caracteres, acredito que ele leve a uma mutilação da compreensão a longo prazo, pois ele se dá por intermédio de associações inventadas.

5. Desconfio de tudo que anuncia "aprenda X ou Y em 10 minutos". Não acredito que se compreenda algo como um idioma nem em 10 minutos, nem em 10 dias, nem em 10 semanas. Talvez em 10 meses, se se empreender um grande esforço...

Meu conselho é: 

Se quiser, use o método da professora como uma ajuda inicial. Depois vá pelo bom e velho sistema tradicional. Assista à palestra do professor Tai e tire suas próprias conclusões: