Carrefour China vende 80% da operação para grupo chinês

Em chinês 家乐福 (Jiālèfú)
O gigante da distribuição Carrefour anunciou, neste domingo (23), que vai ceder 80% de suas atividades na China ao grupo Suning.com pela quantia de 620 milhões de euros

Através de um comunicado, o grupo francês declarou que a transação deverá ser concretizada até o final de 2019. O valor de €620 milhões “poderá sofrer ajustes, em função da evolução do financiamento da dívida e da necessidade de fundos de rolamento do Carrefour China”, precisa o documento.

No final dessa operação, o Carrefour vai conservar 20% do total e terá dois assentos do total de sete no conselho de vigilância do Carrefour China.

Cessão gradual

O acordo fechado com a Suning.com prevê ainda diversas modalidades e “janelas” nos próximos quatro anos para cessão ao grupo chinês dessa participação residual de 20%.
“A operação valoriza Carrefour China na base de valor de empresa de 1,4 bilhão de euros”, montante que inclui valor de fundos próprios, diversas dívidas e valores de interesses minoritários, acrescenta o comunicado.

Presente na China desde 1995, Carrefour China opera 210 hipermercados e 24 lojas menores. Os rendimentos em 2018 foram de 3,6 milhões de euros, um aumento de quase 10% em um ano.

Já Suning.com é um gigante da distribuição na China, com mais de 8.881 supermercados em mais de 700 cidades, além de ser a terceira maior plataforma de e-comércio do país, segundo os dados apresentados no comunicado.

Fonte:G1

Comentários