Pinyin: tudo o que você precisa saber

Uma pergunta comum sobre o "alfabeto chinês" que recebemos dos estudantes é: "Ouvi dizer que o chinês é uma 'língua de caracteres' quadradinhas. Tem um alfabeto?"


E sim, ao contrário das línguas ocidentais, a língua chinesa é uma língua ideográfica. Entretanto, os chineses sempre estiveram trabalhando em diferentes métodos para mostrar como os caracteres são pronunciados. O sistema que estamos usando agora se chama "Hanyu Pinyin", ou apenas Pinyin, que consiste em letras romanas, portanto, estas letras são o que as pessoas chamam de "alfabeto chinês". Pinyin foi criado nos anos 50 na China continental e é amplamente adotado internacionalmente desde 1982.


"Como funciona o Pinyin ou o alfabeto chinês"?


Nos anos 50, o grupo de lingüística que criou o sistema Hanyu Pinyin (汉语拼音) quis escolher um conjunto de codificação/decodificação para mostrar as pronúncias reais de todos os caracteres chineses, para que os chineses e estrangeiros pudessem aprender a língua mais facilmente. No final, eles descobriram que muitos sons de letras romanas são aproximações bastante fiéis do mandarim, com exceção de alguns casos.


Com base nesta idéia, em invés de letra por letra, um caractere Hanzi chinês tem um conjunto correspondente de letras romanas (que se chama sílaba Pinyin) para indicar seu som. Quando alguém está aprendendo chinês, logo no início, as palavras são mostradas apenas em Pinyin, e mais tarde, quando se está aprendendo caracteres, a sílaba de Pinyin será marcada acima ou abaixo do caractere para ajudá-lo a memorizá-lo.


Um conjunto significativo de letras romanas para um personagem (ou uma sílaba de Pinyin) contém as três partes a seguir:


- Inicial: que geralmente é uma consonância de letras romanas. No total, há 23 iniciais

- Final: que é a seguinte parte após a inicial, e contém pelo menos uma vogal

- Tom: o pequeno símbolo acima das letras. No total, há quatro tons no idioma chinês

Um exemplo de um Pinyin e o caracter chinês correspondente: zhōng 中


As 23 iniciais completas para o alfabeto chinês (Pinyin):

As 24 finais completas para o alfabeto chinês (Pinyin):


Sinalizações dos 4 tons para o alfabeto chinês (Pinyin):


Como aprender o Pinyin e o alfabeto chinês:


Primeiro, você deve se familiarizar com os sons de todas as iniciais, finais e tons encontrados no alfabeto chinês, depois aprenderá a pronunciá-los juntos como um som completo. Aqui estão alguns truques para você aprender rapidamente os sons de Pinyin:


Os quatro tons de Pinyin


O chinês é uma língua tonal, o que significa que tons diferentes, como a música, mudarão o significado da palavra. Temos quatro tons no idioma chinês. Quando você o aplica ao mesmo conjunto de alfabetos, você pode obter significados diferentes, por exemplo:


māo: gato

máo: cabelo

mào: chapéu


Aqui estão os truques para você dominar os tons:


Primeiro tom: o tom é alto e plano, como o tom que você usará no "ahhhn" quando estiver pensando em algo difícil.

Segundo tom: o tom está subindo, como o tom que você usa no "hein?" quando você está confuso e fazendo uma pergunta.

Terceiro tom: o tom vai primeiro para baixo e depois para cima.

Quarto tom O tom está caindo, como o tom que você usa quando tem certeza ou dá uma ordem.


Como são usados o alfabeto chinês e o Pinyin?


Agora entendemos que "Pinyin" não é chinês real, nem um alfabeto real, entendemos que é usado para mostrar as pronúncias dos caracteres chineses. Portanto, se você escrever em Pinyin para os chineses, talvez eles não entendam precisamente o que você quer dizer. Entretanto, o Pinyin é extremamente importante na vida moderna na China, principalmente nos seguintes aspectos:


- Indicar as pronúncias dos caracteres chineses para que todos os chineses possam entender estes caracteres. Em 1949, 80% da população ainda era analfabeta. Assim, ter o Pinyin marcado sobre os caracteres chineses nos letreiros, jornais, etc. ajudou muita gente a compreender.


- Para ajudar no ensino do mandarim. O Pinyin é amplamente adotado em escolas primárias e outros livros didáticos de educação de adultos, tornando mais fácil para as crianças ou pessoas anteriormente analfabetas continuar aprendendo depois de um curto período de instrução de alfabetização Pinyin. Além disso, o Pinyin se tornou uma ferramenta para que os estrangeiros aprendam a pronúncia do mandarim.


- Usado para a classificação de dicionários e dicionários, e para a indexação de livros e trabalhos acadêmicos.


- A grafia dos nomes geográficos ou pessoais chineses em Pinyin tornou-se a forma mais comum de transcrevê-los para línguas ocidentais.


- Pinyin também se tornou o método dominante para inserir textos chineses em computadores, telefones e outros produtos digitais.


Portanto, hoje em dia não é estritamente necessário que você conheça os caracteres chineses traço por traço, desde que você conheça o Pinyin certo e o conjunto do caractere, porque você pode digitar e escolher o certo dentre o conjunto que o sistema de entrada de computador fornece.


Tradução adaptada de goeastmandarin.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ótimas series chinesas de época

10 séries chinesas que você tem que assistir

Língua Chinesa: Livros em PDF e outros materiais para download

Caderno de caligrafia chinesa para praticar ideogramas - PDF para download

Netflix: dramas e séries chinesas e taiwanesas que você precisa assistir

APRENDER CHINÊS: qual livro didático escolher?

Dramas Chineses para Assistir em 2020

TOP 10 Doramas chineses para assistir online

12 apps para aprender CHINÊS DE GRAÇA!

Quais estrangeiros estão autorizados a entrar na China agora?