Seminário Negócios na China e suas Oportunidades - 5ª Edição

O Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com a revista China Hoje e o Grupo China Trade Center, promoverá a quinta edição do seminário “O Ambiente de Negócios na China”, no dia 27 de novembro (terça-feira), das 9h às 17h30, em sua sede, à Rua Dom Luís Lasanha, 400, Ipiranga, São Paulo.


Importantes temas terão destaque no evento: o panorama político-econômico na China e suas relações com o Brasil; o papel do Brasil e da China nos BRICS; a internacionalização de empresas brasileiras na China – estudos de caso; cultura e negócios na China – comunicação intercultural e guia básico de língua chinesa para negócios.

 O seminário é voltado para pessoas interessadas na gestão de negócios e no comércio com a China, empresários que desejam fazer negócios com empresas chinesas, estudantes das áreas de Relações Internacionais e Comércio Exterior, profissionais envolvidos no intercâmbio comercial entre os dois países e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre os assuntos tratados no evento.

Durante o evento o diretor da BR Trade Assessoria em Comércio Exterior e Logística, Alexandre Pires, oferecerá atendimento gratuito aos participantes e esclarecerá dúvidas sobre o processo de exportação e importação.

Os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas e acadêmicos, bem como representantes de empresas, que compartilharão as experiências de seus casos.

O evento é gratuito, oferecerá certificação, tem número limitado de vagas e contará com a participação de palestrantes brasileiros e chineses.

Seminário O Ambiente de Negócios na China


Data: 27 de novembro de 2018 (terça-feira)
Horário: 9h às 17h15          
Local: Auditório – Instituto Confúcio na Unesp            
Rua Dom Luís Lasanha, 400 – Ipiranga – São Paulo

Programação


8h30 – 9h00

Recepção e Credenciamento

9h00 – 9h10

Apresentação – Cônsul Comercial

He Jun – Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo

9h20 – 9h45

Apresentação sobre panorama político-econômico da China e suas relações com o Brasil

Prof. Dr. Luís Antonio Paulino, Instituto Confúcio na Unesp

9h45 – 10h10

China, um mundo de oportunidades - Como desenvolver bons negócios

Henrique Reis, China Trade Center

10h10 – 10h40

Intervalo para Coffee Break

10h30 – 11h30

Cultura e Língua Chinesa para Negócios – O que é Preciso Saber

Profa. Verena Veludo, Instituto Confúcio na Unesp

Profa. He Dan, Instituto Confúcio na Unesp

11h30 – 12h00

Perguntas e Respostas / Debate

12h00 – 14h00

Intervalo para almoço

14h00 – 14h45

Estudo de Caso – A Prestação de serviços de escritório de arquitetura e design na China

Elina Zhon, Fernando Brandão Arquitetura + Design

14h45 – 15h30

Estudo de Caso – Café Santa Monica - Cruzando fronteiras e chegando à terra do chá

Colin James Francis, Gerente de Exportação da Café Santa Mônica

15h30 – 15h50

Intervalo para Coffee Break

15h45 – 16h30

O Papel da APEX Brasil e um Panorama da CIIE 2018 (China International Import Expo)

Patrícia Steffen, Analista do Núcleo China da APEX Brasil

16h30 – 17h

Perguntas e Respostas / Debate

17h

Encerramento

Veja também: Por que o chinês mandarim é tão importante no mundo dos negócios?

Palestrantes


Prof. Dr. Luís Antonio Paulino

Professor da Unesp na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Marília nos cursos de Graduação em Relações Internacionais e de Pós-graduação em Ciências Sociais. Possui graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1977), mestrado em Economia e Finanças Públicas pela FGV (1992) e doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp (1998). É diretor do Instituto Confúcio na Unesp e membro do Conselho da Matriz do Instituto Confúcio, em Pequim, e do Conselho Assessor do Centro Regional dos Institutos Confúcio para a América Latina, em Santiago (Chile). É short term consultant do Banco Mundial na área de desenvolvimento regional, consultor cultural do governo da cidade de Jining (China) e supervisor convidado da Universidade de Hubei (Wuhan, China). Foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003), secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República (2004-2005) e chefe das Assessorias do Ministério do Esporte (2012-2014). Trabalhou na Fundação Estadual de Análise de Dados – Seade como analista sênior na área de economia e desenvolvimento regional (1994-2006).

Henrique Reis

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Assunção (Unifai), tem pós-graduação em Negociações Econômicas Internacionais pela Unesp. Atuou profissionalmente nas áreas de comércio exterior e consultoria em negócios internacionais pela CTC Comércio, onde participou de missões empresariais para a Canton Fair, principal feira multissetorial da China, dando suporte in loco a empresários sobre como desenvolver negócios no evento. Atua na área de Relações Internacionais do Grupo China Trade Center, promovendo projetos que servem como plataformas de negócios para empresas de todos os portes. É também responsável por estabelecer parcerias privadas e governamentais no Brasil e no exterior para ações diversas, incluindo feiras de negócios e eventos promocionais, esportivos, culturais, entre outros.     

Elina Zhon

Designer gráfica, recebeu educação na China e no Brasil desde a infância. Nativa em língua portuguesa e fluente na língua chinesa, em 2014 foi graduada pela Fudan University e, durante o tempo que passou na universidade, recebeu várias bolsas de estudos, como a Shanghai Foreign Student Government Scholarship. Depois de graduada iniciou-se na área de design. Em 2015 passou a trabalhar com o arquiteto Fernando Brandão em seu escritório de arquitetura e design. Desde então, ganhou uma compreensão mais profunda do design gráfico sob a orientação do arquiteto Fernando Brandão, que tornou seu amor pelo design mais profundo. Seu principal trabalho no estúdio é criar e direcionar a equipe gráfica para completar a parte de comunicação visual do projeto de estúdio e o conteúdo de design de imagem da marca do estúdio. Além disso, acompanhou Fernando a universidades nas principais cidades da China para fazer palestras e divulgar conceitos de design.

Colin James Francis

Empresário detentor de vários cases de sucesso. Formado em Administração de Empresas pela PUC, professor na UNIP Alphaville do curso de Pós Graduação e MBA em Comércio Exterior; atualmente gerencia o Setor de Exportação da empresa Café Santa Mônica, sendo responsável pela estratégia de distribuição de café para países como Ucrânica, Espanha, Estados Unidos e China.

Patrícia Steffen

Analista Internacional de Negócios. Mestrado em Administração na East Carolina University, Carolina do Norte. MBA na Fundação Getúlio Vargas em Comércio Exterior e Negociações Internacionais. Graduação em Administração com ênfase em Marketing Internacional. Nove anos de experiência em inteligência de mercado e desenvolvimento de estudos sobre oportunidades na Ásia. Atualmente trabalha na Gerência do Núcleo China na Apex-Brasil. Experiência prévia: Coordenadora de Marketing da Invensys Flow Control e analista no Sest/Senat.

Profa. Verena Veludo Papacidero

Bacharel em Letras com habilitação em Português e Chinês pela USP e mestre em Ensino de Chinês para Brasileiros pela Universidade Hubei (China), onde é professora de Língua Portuguesa. Atua como professora de língua e cultura chinesa e como tradutora das línguas portuguesa e chinesa desde 2010. É professora  de Língua Chinesa no Instituto Confúcio na Unesp.

Profa. He Dan

É bacharel em Letras com habilitação em Língua Chinesa e mestre em Ensino de Chinês para Estrangeiros pela Universidade Hubei (China). É professora de Língua Chinesa no Instituto Confúcio da Unesp em São Paulo.



Veja também: 10 razões para você aprender mandarim agora