17 sugestões de filmes asiáticos da mostra de cinema de Porto Alegre


Organizamos uma lista de filmes asiáticos baseada na amosta de Porto Alegre (informações abaixo). Nessa lista, há filmes contemporâneos da China, Japão, Filipinas, Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e muito mais. Acima de cada sinopse, você encontra o trailer de cada uma das obras.

Os gêneros englobam wuxia, filmes policiais, românticos e análises sociais. Infelizmente não tenho como postar o download dos filmes, pois o site seria punido por violar direitos autorais. Alguns dos filmes estão disponíveis no próprio Youtube, outros você encontra para download, mas talvez não em português. 

A Assassina 刺客聂隐娘 (Cìkè niè yǐn niáng)


China, século IX. Nie Yin Niang regressa à família após anos de exílio.
Educada nas artes marciais, tornou-se uma verdadeira justiceira cuja missão é eliminar os tiranos.
Seu mestre lhe deu a missão de matar Tian Ji’an, governador dissidente da província militar de Weibo, que foi seu noivo no passado. Nie Yinniang terá de escolher: sacrificar o homem que ama ou romper para sempre com “A Ordem dos Assassinos”.

Taiwan/China/Hong Kong/França, 2015, 105 min, DCP
Direção: Hou Hsiao-hsien

Amor até as Cinzas 江湖而怒 (Jiānghú ér nù)


Datong, China, 2001. Uma bela e jovem dançarina chamada Qiao está apaixonada por Bin, um mafioso local. Durante uma briga entre gangues rivais, ela dispara uma arma para proteger seu namorado. Mas isso lhe dá cinco anos de prisão. Após sua liberação, Qiao vai procurar Bin para tentar e começar tudo de novo.

China/França/Japão, 2018, 137 min, DCP
Direção: Jia Zhangke

Assunto de Família (Manbiki kazoku)


Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Japão, 2018, 121 min, DCP
Direção: Hirokazu Koreeda

Cães Errantes 郊游 (Jiāoyóu)

Em Cães Errantes, um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais na cidade de Taipei. Eles caminham por rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. Durante o dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings.

Toda noite, a família se abriga num prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado por um mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia de uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar as emoções do passado?

Taiwan/França, 2013, 138 min, DCP
Direção: Tsai Ming-liang

Cemitério do Esplendor (Rak ti Khon Kaen)


Soldados com uma misteriosa doença do sono são transferidos para um hospital provisório instalado em uma antiga escola abandonada. Jenjira torna-se voluntária para tratar de Itt, um belo soldado que ninguém vem visitar.

Tailândia/Reino Unido/Alemanha/França/Malásia, 2015, 122 min, DCP
Direção: Apichatpong Weerasethakul

Creepy (Kurîpî: Itsuwari no rinjin)


Takakura, um ex-detetive detetive da polícia de Tóquio, é agora professor de psicologia criminal na universidade. Esperando que esta nova carreira o leve a uma vida mais tranquila, ele e sua esposa Yasuko se mudam para um tranquilo bairro no subúrbio. Um dia, Takakura é abordado pela filha do vizinho que lhe confessa: o homem que ele acredita ser o pai dela é um completo estranho.

Japão, 2016, 130 min, DCP
Direção: Kiyoshi Kurosawa

Em Chamas (Beoning)


Durante um dia de trabalho como entregador, Jong-soo reencontra Hae-mi, uma amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato enquanto ela está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar que está prestes a ser revelado aos amigos.

Coreia do Sul, 2018, 148 min, DCP
Direção: Lee Chang-dong




Esplendor (Hikari)


Japão/França, 2017, 101 min, DCP
Direção: Naomi Kawase
Misako é uma escritora apaixonada por versões cinematográficas para deficientes visuais. Em uma exibição ela conhece Masaya, um fotógrafo que está perdendo sua visão e que tem um acervo de fotografias que fará com que Misako volte a seu passado.

Hotel às Margens do Rio (Gangbyeon hotel)


Um poeta de idade avançada está convencido de que vai morrer. No que podem ser seus últimos dias de vida ele arruma estadia de graça em um hotel e chama seus filhos para visitá-lo. Traída pelo homem com quem vivia, uma jovem mulher busca estadia no mesmo hotel, tendo sua vida casualmente entrelaçada nessa história.

Coreia do Sul, 2018, 96 min, DCP
Direção: Hong Sangsoo

Norte, O Fim da História (Norte, hangganan ng kasaysayan)


Nas Filipinas, três histórias se cruzam: uma mãe em busca vingança, um estudante de direito que comete dois assassinatos e um pai de família que cede à violência e é condenado à prisão. Inspirado no romance Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski.

Filipinas, 2013, 250 min, DCP
Direção: Lav Diaz

Quando os Meus Pais não Estão em Casa (IloIlo)


Crônica de Singapura de 1997. A relação entre a família Lim e sua recém-chegada empregada, Teresa. Como muitas outras mulheres filipinas, ela veio em busca de uma vida melhor. A presença dela na casa piora o relacionamento da família, já complicado. Longa de estreia do diretor Anthony Chen. Caméra d’Or no Festival de Cannes.

Singapura/Japão/Taiwan/França, 2013, 99 min, DCP
Direção: Anthony Chen

Rua Secreta 水印街 (Shuǐyìn jiē)


China, 2013, 93 min, DCP
Direção: Vivian Qu
Um jovem estagiário de uma empresa de engenharia trabalha fazendo mapeamento digital das ruas da cidade. Certo dia, ele conhece uma bela e misteriosa moça num beco isolado, este encontro mudará sua vida para sempre.

Filmes da Seção Resgates

Dersu Uzala


Produção russo-nipônica, que celebra virtudes simples, tais como a amizade, a lealdade, o amor e o respeito pela natureza. Trata-se de um filme baseado nos relatos reais de um explorador czarista, o Capitão Vladimir Arseniev e retrata o relacionamento entre Arseniev com um caçador asiático da tribo Goldi, Dersu Uzala.

Toda a sabedoria que Dersu Uzala possui sobre a floresta torna-se vital para a sobrevivência do Capitão e utilizando os parcos meios disponíveis, consegue guiá-lo e fazê-lo ultrapassar vários perigos que enfrenta, permitindo o seu regresso são e salvo à civilização.

União Soviética/Japão, 1975, 142 min, DCP
Direção: Akira Kurosawa

O Funeral das Rosas (Bara no sôretsu)


O filme relata a história de Eddie, uma transsexual excepcionalmente bonita e uma das melhores hostess em um dos mais famosos clubes noturnos do Japão. Eddie tem um amor obsessivo pelo proprietário do clube, que já está envolvido com a "madame" do clube, Leda, uma transsexual madura e ciumenta. Eddie tem flashbacks confusos de sua infância: do seu pai sempre ausente e lembranças nebulosas e estranhas de sua mãe. Ela tem uma fotografia escondida em seu apartamento - mas o rosto na foto de seu pai foi queimado por sua mãe há alguns anos. À medida que o filme avança, começa-se a entender melhor a mente de Eddie e a juntar os pedaços da verdade terrível sobre o seu passado violento.

Japão, 1969, 105 min, DCP
Direção: Toshio Matsumoto

Dragon Inn: A Estalagem do Dragão (Dragon Inn)


Num dos filmes chineses mais influentes e magnífico de todos os tempos, Tsao, o primeiro eunuco do imperador chinês, tem superado com sucesso o General Yu, seu adversário político, e agora está envolvido em muita ação, intrigas e suspense.

Taiwan/Hong Kong, 1967, 111 min, HD para DCP
Direção: King Hu

O Mundo 世界 (Shìjiè)


Tao vive suas fantasias no World Park, que fica na região central de Pequim, e é o lugar onde os visitantes podem ver monumentos internacionais sem sair da cidade. A jovem dançarina e seu namorado fazem performances em frente à réplica do Taj Mahal, da Torre Eiffel e do Big Ben. Mas a relação dos dois está num impasse, pois Tainsheg sente-se atraído pela bela designer Qun que ele encontrou numa viagem. Enquanto isso, a jovem Xiaowei questiona seu futuro, já que o namorado Niu é um irresponsável. Todos eles formam o retrato de uma nova geração sem grandes sonhos nem perspectivas.

China/Japão/França, 143 min, HD para DCP
Direção: Jia Zhangke

O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro)


Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha sem descanso na chapelaria que era de seu falecido pai. Numa de suas raras idas à cidade, ela conhece Hauru, o Mágico. Hauru é extremamente sedutor, mas de caráter duvidoso. Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira lança uma terrível maldição sobre Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Aflita com sua situação, Sophie foge e se torna errante em terras ermas. Acaba por se deparar com O Castelo Animado de Hauru e, escondendo sua verdadeira identidade, consegue ser contratada para fazer serviços domésticos. A "velha senhora", misteriosa e dinâmica, logo dará nova vida à antiga habitação, na qual vivem apenas um jovem aprendiz, Marko e a pessoa responsável pelo Castelo, Calcifer, o demônio do fogo. Cheia de energia, Sophie faz milagres.

Japão, 119 minutos, 2005, HD
Direção: Hayao Miyazaki

O Evento e grade de horários

De 5 a 18 de setembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe a mostra O Cinema da Ásia, com 18  grandes filmes filmados nesta década por cineastas renomados do extremo oriente e do sudeste asiático, e também a Seção Resgates, com seis obras influentes da história do cinema, entre clássicos e contemporâneos.

O Cinema da Ásia apresenta obras de grandes cineastas, como o filipino Lav Diaz, os taiwaneses Hou hsiao-hsien e Tsai Ming-liang, os chineses Jia Zhangke e Vivian Qu, os japoneses Naomi Kawase, Hirokazu Koreeda e Kiyoshi Kurosawa, o sul-coreano Lee Chang-dong, o tailandês Apichatpong Weerasethakul, e o singapuriano Anthony Chen.

No dia 07 de setembro, o professor Eduardo Wannmacher participa de um debate após a exibição às 18h do filme O Mundo, um dos filmes mais importantes do cineasta chinês Jia Zhangke.

A grande atração da Seção Resgates é a cópia em DCP de Derzu Uzala, incursão soviética do mestre japonês Akira Kurosawa. O transgressor O Funeral de Rosas, filme de Toshio Matsumoto, filmado em um momento de efervescência da contracultura japonesa, será exibido em versão restaurada.

O clássico filme de artes marciais Dragon Inn: A Estalagem do Dragão, de King Hu, ganha uma exibição comentada pelo pesquisador César Almeida dentro de edição especial do Projeto Raros. A Sessão Vagalume, que apresenta filmes para crianças de todas as idades, apresenta a versão dublada da animação O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki.

Os ingressos custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros – Porto Alegre. Mais informações (51) 3289 7453

5 de setembro (quinta-feira)

20h – Hotel às Margens do Rio

6 de setembro (sexta-feira)

18h – Rua Secreta
20h – Esplendor
7 de setembro (sábado)

14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Rua Secreta
18h – O Mundo + debate com Eduardo Wannmacher
8 de setembro (domingo)

14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
20h – Assunto de Família
10 de setembro (terça-feira)

15h – Norte, O Fim da História
19h30 – Creepy
11 de setembro (quarta-feira)

17h – Em Chamas
19h30 – Cemitério do Esplendor
12 de setembro (quinta-feira)

17h – Cães Errantes
19h30 – Amor até as Cinzas
13 de setembro (sexta-feira)

18h – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
20h – Projeto Raros (Dragon Inn + debate com Cesar Almeida)
14 de setembro (sábado)

16h – Dersu Uzala
20h – O Funeral das Rosas
15 de setembro (domingo)

16h – A Assassina
18h – Norte, O Fim da História
17 de setembro (terça-feira)

17h – Creepy
19h30 – Em Chamas
18 de setembro (quarta-feira)

17h – Cemitério do Esplendor
19h30 – Cães Errantes



Veja mais sobre Filmes Chineses

Comentários