Exercícios de compreensão auditiva do PINYIN


Vamos ver se você consegue distinguir os 4 tons do chinês mandarim neste exercício com palavras de sonoridade parecidas! Quantas você conseguiu acertar?

O que é Pinyin?


O propósito primário do pinyin em escolas chinesas é ensinar a pronúncia do Mandarim padrão. O pinyin utiliza o alfabeto latino, e portanto sua pronúncia é relativamente clara para os ocidentais. As vogais do pinyin são pronunciadas de forma similar às vogais das línguas românicas, e a maioria das consoantes são semelhantes às da língua inglesa, ou mesmo da língua portuguesa. 

Uma armadilha para novatos na língua, contudo, são as pronúncias pouco comuns do x, q, c, zh, e z (e às vezes i) e a pronúncia surda (sem vibração das cordas vocais) das letras d, b, g e j. Mais informações sobre a pronúncia de todas as letras do pinyin em termos de aproximações ao inglês são fornecidas mais abaixo.

A pronúncia do chinês dá-se geralmente em termos de iniciais e finais, que representam a parte segmental e fonêmica da língua. Iniciais são consoantes iniciais, enquanto que finais são todas as combinações possíveis de mediais (semivogais que antecedem as vogais), o núcleo da vogal, e a coda (vogal ou consoante final).

Veja Tabela do pinyin:


Comentários

Popular no Chinês Já