10 lugares para você visitar na China

Vasta e diversificada, a China é um gigante e um maravilhoso destino de viagem. Com mais megacidades do que qualquer outro país do mundo, bem como o país com a maior população, com mais de 1,3 bilhão de pessoas, qualquer visita a esse gigante asiático é uma mistura sedutora e envolvente da cultura tradicional e da modernidade. Com 56 grupos étnicos diversos e mais de 292 idiomas falados, cada destino na China é único.

10. Kunming


Kunming é o centro econômico, industrial e cultural do sudoeste da China. A cidade está ligada por trem a todas as principais cidades da China e também ao Vietnã, facilitando também a visita ao outro país asiático. O clima ameno faz com que seja um bom lugar para visitar em qualquer época do ano. Em grande parte devido ao bom clima, a floricultura é uma indústria importante e os turistas podem visitar exposições de flores e leilões, inclusive um enorme jardim botânico. Além de seus próprios encantos, Kunming também é uma cidade onde os turistas encontram muitas riquezas das minorias étnicas.

9. Vale de Jiuzhaigou


O Vale de Jiuzhaigou foi descrito como um mundo de fadas por causa de suas muitas cachoeiras, montanhas cársticas cobertas de neve e seus 108 lagos azuis, turquesa e de cor verde que são tão cristalinos que se pode enxergar o fundo. É também o habitat dos pandas gigantes, embora as chances de vê-los sejam reduzidas devido ao tamanho do parque e ao número de turistas.

8. Hangzhou


Famosa pelo seu cenário natural, a cidade de Hangzhou e seu Lago Oeste foram imortalizados por inúmeros poetas e artistas desde a antiguidade. No século 13, Marco Polo descreveu a cidade como a mais bela e magnífica do mundo. A vista mais famosa de Hangzhou, West Lake, é um grande lago separado por passarelas, repleto de edifícios antigos e jardins. Os visitantes encontrarão pagodes, templos, trilhas e fazendas de chá ao longo de suas margens.

7. Yangshuo


Yangshuo, localizado no sul da China, já foi um ímã para mochileiros por causa de seus preços baixos e atmosfera descontraída, mas hoje atrai todos os tipos de viajantes para desfrutar de suas belas paisagens e montanhas cársticas. Yangshuo também fica muito perto de Guilin, outra linda cidade procurada por viajantes do mundo inteiro. Muitos turistas optam por alugar bicicletas para a viagem de volta, uma vez que a rota é relativamente plana e lhes dá a oportunidade de ver agricultores trabalhando em seus campos.

6. Lhasa


Lhasa é uma das cidades mais importantes do Tibete e uma das mais altas do mundo, com 3.500 metros de altitude. Lhasa, apesar de sua integração à China, reteve grande parte de sua cultura turística. A cidade é lar do Palácio de Potala, que foi a antiga casa do Dalai Lama. O palácio foi construído na Colina Vermelha há mais de 360 anos. É composto de duas partes, o Palácio Branco, onde o Dalai Lama viveu, e o Palácio Vermelho, onde teve seus estudos religiosos. Outro palácio é Lhasa é Norbulingka, construído em 1755, que era o palácio de verão do Dalai Lama antes de seu exílio.


5. Xi'an


Xi'an já foi o ponto de partida da Rota da Seda, antiga rota que possibilitava o comércio entre muitos países da Europa e da Ásia. A cidade foi também a sede imperial por não menos que onze dinastias, antes da unificação da China entre 1000 aC e 1000 dC, o que faz dela uma das quatro grandes capitais antigas da China. Entre suas atrações mais famosas, está o recém-descoberto Exército de Terracota, que guardam o túmulo do primeiro imperador da China. Xi'an também possui muros da cidade preservados desde o século XIV, com mais de 12 km de comprimento. Os muros estão por toda a cidade, de modo que os turistas muitas vezes têm que passar por dentro deles para se deslocar.

4. Shanghai


Localizada no Mar da China Oriental, na foz do rio Yangtze, Xangai é a maior cidade e a cidade mais desenvolvida da China. Seu horizonte está repleto de arranha-céus, shoppings brilhantes, hotéis luxuosos e centros de artísticos. As noites da cidade em Xangai atraem muitos turistas, com sinais de néon brilhantes, ruas movimentadas e comércio ativo. O local mais popular para dar um passeio é o Bund, o rio colonial de Xangai ao longo do rio Huangpu. 

3. A Grande Muralha da China


A Grande Muralha da China é um conjunto de muros de diversos tamanhos construídos por várias dinastias ao longo de muitos anos. Os construtores ergueram essas paredes para proteção contra invasões vindas do norte da China. A Grande Muralha, com uma história de mais de 2000 anos, mede aproximadamente 8.800 km de comprimento. É a estrutura mais longa feita pelo homem no mundo. Existem várias seções da Grande Muralha da China que os turistas apreciam, como Badaling, a mais popular dentre elas. A muralha é de acesso fácil a partir de Pequim.

2. Hong Kong


Localizado na costa sudeste da China, Hong Kong é um centro comercial gigantesco, onde cultura chinesa, influências coloniais britânicas e alta tecnologia moderna se misturam. Embora contenha a maior concentração de arranha-céus do mundo e uma das maiores densidades populacionais, Hong Kong também oferece muitos espaços verdes, vistas de montanha e praias. Algumas das atrações imperdíveis incluem o famoso Victoria Harbour, uma visão espetacular à noite, com todos os deslumbrantes arranha-céus e o The Peak, o ponto mais alto de Hong Kong, que oferece vistas impressionantes da cidade. Além de tudo isso, há, é claro, os shoppings e os centros de compras alguns dos produtos com os preços mais baixos do mundo.

1. Pequim


Pequim é a atual capital e continua a ser um dos lugares mais populares para se visitar na China. Sua história remonta há mais de 3.000 anos e grande parte dessa história ainda está viva dentro de suas fronteiras. Pequim significa, literalmente, Capital do Norte, um papel que desempenhou muitas vezes na longa história da China. A cidade abriga a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida, o Museu Nacional da China, além dos antigos e novos palácios de verão. Essas e outras atrações são perfeitas para quem quer conhecer os jardins chineses, a arquitetura antiga e a cultura chinesa de uma série de períodos da longa história do país.