10 filmes de Zhang Yimou para conhecer a história da China

Zhang Yimou (em chinês 张艺谋 Zhāng Yìmóu) é um dos cineastas mais aclamados da China. Seu estilo ousado está no limite da linha da censura, característica que lhe rendeu fama internacional. Zhang, juntamente com Gong Li, são responsáveis por várias obras que retratam a história chinesa recente com assombrosa fidelidade.

Para quem está estudando mandarim ou simplesmente se interessa pela história da China, os filmes de Zhang Yimou são obrigatórios. Vamos conhecer alguns clássicos do maior cineasta chinês: 

O Caminho para Casa (1999)


A morte do pai leva o executivo Luo Yusheng, de volta para a vila de Sanhetun, onde nascera. O prefeito espera que Luo, convença sua mãe a permitir que o caixão siga num carro em vez de ser carregado durante todo o enterro, como reza a tradição local. Ela, no entanto, prefere seguir os antigos rituais. Enquanto isso, Luo, reflete sobre a paixão entre seus pais, e como o relacionamento deles foi encoberto pelos fatos históricos.

Tempo de Viver (1994)


Depois que Fugui e Jiazhen perdem suas fortunas pessoais, suas famílias se deparam com duras mudanças culturais e sociais durante as décadas de 1940 a 1970 na China. O filme é uma obra prima do cinema, mostrando grande parte das mudanças aceleradas pelas quais a China passou no século XX.

Lanternas Vermelhas (1991)


Uma jovem se torna a quarta esposa de um rico senhor e deve aprender a viver com as regras e tensões rígidas dentro da casa. A história mostra o centro das tensões entre as esposas e as lutas pelo poder diante do marido e da autoridade.

Herói (2002)


Na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, a nação divide-se em sete reinos. Qin (Daoming Chen), o soberano da província do norte, sofre constantes ameaças e tentativas de assassinato. O que mais o preocupa são três assassinos de elite, contratados por seus adversários políticos. Um dia um dos magistrados de seu reino entra no palácio carregando as armas dos assassinos, afirmando ter derrotado os três inimigos em combate após de ter passado mais de uma década estudando a técnica da espada.

Nenhum a Menos (1999)


Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. 

Mal a jovem professora se estreia, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de esportes e, quase de imediato, Huike, um dos miúdos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro.

Amor e Sedução (1990)


Na China rural dos anos 1920, jovem camponesa é forçada a casar-se com velho dono de fábrica e inicia um romance com o sobrinho do marido, levando a um trágico desfecho.

O Clã das Adagas Voadoras (2004)


No ano de 859 a China passa por terríveis conflitos. A dinastia Tang, antes próspera, está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã dos Punhais Voadores. Leo e Jin, dois soldados do exército oficial, recebem a missão de capturar o misterioso líder dos Punhais Voadores e para tanto elaboram um plano: Jin, se disfarça como um combatente solitário, ganha a confiança da bela revolucionária cega Mei, e, assim, infiltra-se no grupo, mas a dupla não contava com a paixão que Mei, despertaria nos dois.

A História de Qiu Ju (1992)


Quando seu marido é agredido pelo líder comunitário, Qiu Ju fica inconformada. Para poder pagar as custas do processo, ela vende parte de seus bens e parte em busca de justiça.

Sorgo Vermelho (1987)


Nordeste da China, final da década de 1920. Uma jovem de 18 anos (Gong Li) é prometida pelo pai a um rico leproso dono de uma vinícola. Já casada, costuma encontrar-se com um dos empregados (Jiang Wen) nos campos de sorgo. Após a morte do marido ela assume o controle da vinícola e cuida da criação do filho que teve com o amante, agora desaparecido. Mas eis que acontece a invasão japonesa.

Amor Para a Eternidade (2014)


Lu Yanshi, prisioneiro político, é libertado no fim da Revolução Cultural. Quando volta a casa, descobre que a mulher sofre de amnésia. Ela não o reconhece, e, todos os dias, espera o regresso do marido, sem perceber que este está ao lado dela.