Como são as eleições na China?

Como se dá a eleição para presidente na China? O vídeo abaixo, além de apresentar o sistema geral das eleições indiretas na China, também fala um pouco sobre 习近平 (Xí Jìnpíng), atual presidente do país.

O vídeo foi feito pelo próprio Partido Comunista Chinês. Eu só adicionei as legendas, as quais foram baseadas no original em chinês.

Ative as legendas no Youtube se necessário.


Quem pode votar?

Em tese, qualquer cidadão a partir dos 18 anos de idade, independentemente de raça, religião, etnia, sexo, ocupação, antecedentes familiares, educação, propriedade ou local de residência. Na prática, contudo, qualquer cidadão pode perder esse direito caso seja acusado – ou simplesmente investigado – de “ameaçar a segurança nacional”.

As eleições são diretas ou indiretas?

Elas são diretas somente para a escolha dos representantes na esfera municipal para a Assembléia Popular da China, o equivalente ao Congresso daqui (com a diferença de que lá há apenas uma Câmara – e nenhum Senado). Acima desse nível, a eleição é indireta, feita por delegados do Partido Comunista Chinês.



Qual a independência do Congresso?


Apesar de a Assembléia Popular e de seus vários comitês terem a função de fiscalizar as políticas governamentais, isso termina não acontecendo. As decisões são centralizadas na figura do premiê que, por sua vez, precisa do suporte do Comitê Central do Partido Comunista Chinês – único permitido no país.