China Blue - documentário sobre as fábricas na China

China Blue é um documentário de 2005 dirigido por Micha Peled, que segue a vida de Jasmine Li, uma jovem operária de 17 anos da província de Sichuan, numa fábrica chinesa de jeans, Lifeng Clothes Factory (丽锋服饰制衣有限公司) em Shaxi, Guangdong, produzindo Vigaze Jeans (uma empresa sediada em Istambul, Turquia), daí o título. A Jasmine ganhou cerca de meio Yuan por uma hora de trabalho (o que equivale a cerca de seis centavos de dólar americano).

O documentário discute tanto as condições de trabalho nas fábricas na China quanto a crescente importância da China como país exportador em escala global. Faz parte da Trilogia de Globalização da Teddy Bear Films junto com Store Wars: When Wal-Mart Comees to Town, que se concentra no consumismo nos EUA, e Bitter Seeds, que olha para as matérias-primas - a crise dos agricultores na Índia que estão cultivando o algodão exportado para as fábricas de vestuário da China para ser usado para as roupas vendidas no Ocidente.

No festival de cinema da Anistia Internacional de 2005, ganhou o prêmio Amnesty International-DOEN. Em abril de 2007 o China Blue foi exibido na premiada série Independent Lens da PBS.

Comentários

Popular no Chinês Já