Dicas para dominar a Pronúncia da Língua Chinesa

O mecanismo da pronúncia na língua chinesa difere muito de qualquer outro sistema a que estejamos acostumados. Quando aprendemos uma língua estrangeira mais próxima ao português, geralmente temos a possibilidade de dominar satisfatoriamente a sua pronúncia apenas pela combinação dos sons já presentes na nossa língua e do aprendizado de algumas sonoridades novas.
No nosso caso, a questão central do desafio não é apenas o aprendizado de sonoridades novas, mas também o fato do mandarim ser uma LÍNGUA TONAL, característica que, se ignorada ou subestimada, limitará drasticamente a capacidade de expressão do estudante.


A habilidade de distinguir os tons na língua chinesa pode ser, abstraindo-se as proporções, equiparada à habilidade que um músico tem de distinguir notas musicais: é uma capacidade que, para a maioria das pessoas, exige treinamento e muita prática para ser desenvolvida satisfatoriamente. É quase como ganhar um sentido a mais.
Escute incessantemente e repetidamente todas as aulas de pronúncia a que você pode ter acesso (o canal Chinês Já é bem completo nesse sentido). Você pode e deve, é claro, começar a estudar o conteúdo propriamente dito antes de ter domínio total da pronúncia, mas sempre revise-a e seja exigente consigo mesmo.

Boa sorte!