7 mitos (ou não) sobre a língua chinesa (ou mandarim?)

1 - "Não se diz chinês, se diz mandarim"


Esta distinção é desnecessária na linguagem corrente, é apenas um preciosismo. A diferença de significado entre as duas palavras referidas aparece apenas em alguns contextos muito específicos; não se aplica ao uso corrente e coloquial. A expressão "língua chinesa" como sinônimo de "mandarim" é adotada inclusive pelo Instituto Confúcio, que é uma instituição de ensino do próprio governo chinês. Sem contar a quantidade de palavras que os próprios chineses comumente usam para se referir ao mandarim: 中文, 中国话, 国语, todas com o sentido literal de "língua da China".

2 - "Aprender chinês é legal!"



Só se for no sentido jurídico do termo. A felicidade profunda própria do estudo se alcança depois de muito tempo de esforço e seriedade. Pode até ser que estudar seja "legal" em alguns momentos, mas você também passará por frustrações, dificuldades e desânimos. "Legal" é o que você poderá fazer com os seus novos conhecimentos, se persistir até lá.

3 - "Você precisará aprender bilhões de ideogramas"




Há alguns que confundem o número total de ideogramas criados ao longo de toda a história chinesa com o número de ideogramas necessários para dominar o chinês moderno. A diferença entre as duas coisas é gigantesca, evidentemente. Se você dominar 2000-3000 ideogramas, já pode se sentir feliz. 

4 - "Aprender chinês é para rico!"


Ser rico pode, evidentemente, facilitar as coisas. Mas atualmente há tantos materiais gratuitos disponíveis, tanto para Smartphone quanto para computador, que essa desculpa já não cola mais.

5 - "Mandarim é uma língua somente para pessoas muito inteligentes"


Talvez até seja verdade. No entanto, você já parou para pensar que foi capaz de aprender a língua portuguesa. Vai dizer que foi fácil?

6 - "Só dá para aprender mandarim na China"



Certamente é mais fácil aprender por aquelas bandas. No entanto, por que se diz que SOMENTE é possível estudar com proveito lá? O que impede que você conviva com chineses aqui no Brasil? O que impede que você compre os livros e estude-os daqui mesmo? No fim das contas, a geografia já não significa tanto coisa. Bem-vindo ao século XXI e à globalização, amigo!

7 - "Todo mundo que aprende chinês fica chato e fica falando frases de sabedoria milenar o tempo todo"


O sétimo mito, infelizmente, é a pura verdade. Você vai começar a citar frases de sabedoria e ninguém poderá aguentar. Zoeira, pessoal!