Quero aprender chinês mas sou pobre. Como proceder?



1. Tire leite da pedra do seu tempo
Às vezes os empecilhos não se resumem à mera dificuldade financeira. Há pessoas que simplesmente já têm a agenda lotada; mal têm tempo de dormir. No entanto, sempre há uma maneira. Para os momentos em que não estamos desempenhando nenhuma atividade cognitiva - quando estamos em filas de banco, dentro do ônibus ou do metrô, estamos fazendo comida ou dando uma geral na casa, podemos fazer bom uso dos nossos Smartphones (ou mesmo de um aparelho de MP3 velho) escutando diálogos ou vendo vídeos de aulas.

2. Abuse dos recursos gratuitos

Já falei por diversas vezes dos recursos gratuitos disponíveis na internet, como apps e canais do Youtube. Mas nunca é demais enfatizar. Recursos que fariam inveja aos reis da antiguidade agora estão disponíveis para quem quiser na internet. É certo que 99% do conteúdo da internet é composto por porcarias, no entanto, como diria Wesley Safadão: "mas aquele 1% de coisas uteis..."; 1% já é o bastante para preencher 1000 Bibliotecas de Alexandria. Basta ter interesse em procurar.

3. Podemos retirar coisas idiotas do nosso dia-a-dia 
Para aqueles que não têm tempo de estudar, mas tem tempo para ver novela, Luciano Huck, Regina Casé, Zorra Total, Praça é Nossa, BBB... É altamente recomendável retirar (PARA SEMPRE) essas coisas da sua vida. Está bem... Diminuir já é o suficiente.


4. Menos desculpas; mais ação
Faça como o "mendigo fashion" da foto: independente da situação, mantenha o moral elevado e não se deixe abater.

5. Procure bolsas de estudo

Sabe onde tem bolsas de estudo? No bom e velho Google! Tenha o hábito regular de digitar "China bolsa de estudo" no buscador. Pode também dar uma olhadinha na lista de bolsas de estudo que eu já publiquei neste site.

6. Dicas fundamentais para como estudar mandarim


Este vídeo é para tentar dar uma luz àquelas pessoas que sentem-se frustradas pelo aprendizado dificultoso ou até mesmo pela sensação de que não aprenderam nada, principalmente para aqueles que sofrem com a falta de recursos, tanto financeiros quanto materiais. Qual é o melhor método? Por que alguns não conseguem progredir?

7. Acima de tudo, nunca desista:

Comentários