5 filmes realistas sobre a China



1 - Summer Palace

As cenas de sexo e tons políticos do filme geraram controvérsia na China, levando tanto o diretor, Lou Ye, como seus produtores, a entrar em conflito com a State Administration of Radio, Film, and Television da China (SARFT). Após a presença do diretor no Festival de Cannes sem a aprovação do governo, o filme foi colocado sob a proibição de facto na China Continental, e seus cineastas foram censurados. (Wikipedia)






2 - 活着 (Vivendo)




A história inicia na década de 1940, quando Xu Fugui (Ge You), compulsivo apostador e filho de um homem rico, perde a propriedade da família para um trapaceiro chamado Long'er. As ações de Fugui também trazem sofrimento a sua esposa, Jiazhen (Gong Li), que abandona o marido juntamente com a sua filha, Fengxia, e seu filho por nascer, Youqing. Quando as campanhas comunistas começam a se radicalizar, Fugui não vai se sentir tão infortunado por ter perdido tudo.

O filme foi proibido na China continental Administração Estatal de Rádio, Cinema e Televisão devido à sua interpretação crítica de várias políticas e campanhas do governo comunista. Além disso, Zhang foi proibido de produção cinematográfica por dois anos. 
(Wikipedia)



FILME COMPLETO


3 - Suzhou River


Suzhou River (chinês: 苏州河; pinyin: Sūzhōu Hé) é um filme de 2000 dirigido Lou Ye. A trama é a respeito de uma trágica história de amor na Xangai contemporânea. O filme, embora estilisticamente distinto, é típico da "Sexta Geração" cineastas chineses, que tem como tema predominante a experiência urbana e caótica da China contemporânea. O filme é estrelado Zhou Xun, em um papel duplo como duas mulheres diferentes, e Jia Hongsheng, como um homem obcecado por encontrar a mulher do seu passado. (Wikipedia) 

TRECHO


4 - Regresso a Casa



O filme havia sido escolhido para representar a China na competição de Óscar de melhor filme estrangeiro da octogésima cerimónia, mas acabou por ser retirado da competição. Foi galardoado com o Prémio Lótus de Ouro de melhor filme, melhor fotografia, melhor argumento, e melhor atriz revelação para Zhang Huiwen no Festival Internacional de Cinema de Macau de 2014. (Wikipedia)

TRAILER


5 - Men Behind the Sun



Men Behind the Sun é uma representação gráfica das atrocidades de guerra cometidos pelos japoneses na Unidade 731, a unidade de armas biológicas de experimentos científicos secretos do Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial. O filme mostra de forma crua as várias experiências médicas brutais da Unidade 731 infligidas aos prisioneiros chineses e soviéticos no final da guerra. (Wikipedia)

Comentários