10 filmes para relembrar Bruce Lee

Bruce Lee (em chinês simplificado 李小龙 Lǐ Xiǎolóng) é até hoje a maior referência para os filmes de ação chineses e o principal embaixador do Kung Fu, com milhões de fãs ao redor do mundo. 

Mesmo tendo partido com apenas 32 anos de idade devido a uma alergia a um analgésico (ainda há discussões sobre a verdadeira causa da morte), Lee deixou dezenas de obras pioneiras que ainda valem a pena. 

Vamos relembrar alguns de seus filmes que marcaram a vida do ator:

Operação Dragão (1973)


Bruce Lee foi recrutado para investigar um torneio de artes marciais organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para o comércio ilegal de ópio. Os participantes Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) foram soldados na Guerra do Vietnã e resolveram competir na competição. Enquanto Roper está fugindo da máfia, por causa de dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.

A Fúria do Dragão (1972)


Chen Jun (Bruce Lee) retorna à escola Jingwu, em Shangai, na China, descobrindo que seu velho mestre do Kung Fu, Fok Yun-kap, morreu em condições misteriosas. Triste e traumatizado pelo acontecimento repentino, Chen Jun vê seu momento agravado pelas tensões que dominam a área. O jovem estudante decide enfrentar o problema ao mesmo tempo em que investiga o falecimento de seu professor.

O Voo do Dragão (1972)


Tang Lung (Bruce Lee) é enviado de Hong Kong a Roma para ajudar o Tio Wang (Chung-Hsin Huang) e a prima Chen Ching-hua (Nora Miao) nos negócios do restaurante. Então, o estabelecimento comercial da família é alvo de um grupo mafioso local e Tang afasta momentaneamente os bandidos, conquistando a admiração de Chen. O jovem ensina a seus colegas as artes marciais chinesas, o Kung Fu, e deverá comprovar seu talento como lutador contra outras ameaças que surgem.

A Tragédia de um Órfão (1960)


Jovem órfão acolhe um fugitivo da lei e começa a fazer escolhas difíceis sobre a direção de sua vida.

O Dragão Chinês (1971)


O menino Cheng (Bruce Lee) se muda para Bangkok e vai morar com os primos e trabalhar em uma fábrica de gelo, jurando desta vez não se envolver em qualquer tipo de confusão. No entanto, seus familiares começam a desaparecer após conhecer o diretor da fábrica, que é na realidade o chefão do tráfico local. Cheng se vê obrigado a quebrar sua promessa e a mostrar seu conhecimento sobre as artes maciais para enfrentar a gangue.

The Thunderstorm (1957)


The Thunderstorm é um filme de drama de Hong Kong de 1957, dirigido por Ng Wui e estrelado por Bruce Lee, baseado na peça Thunderstorm do dramaturgo chinês Cao Yu. Originalmente filmado e lançado em cantonês em 1957, The Thunderstorm foi relançado durante a década de 1970 em Hong Kong, quando Lee foi ao estrelato durante o período em que os filmes de mandarim dominavam o cinema de Hong Kong.

Jogo da Morte (1978)


Billy Lo (Bruce Lee) é um talentoso lutador de Kung Fu, cada vez mais notório. Suas habilidades acabam despertando não somente reconhecimento positivo, mas também uma organização criminosa que tenta cooptá-lo. De índole firme, ele recusa, mas acaba sofrendo diversas retaliações, o que faz que ele tome uma medida drástica para escapar com vida e destruir a organização de dentro.

Jogo da Morte 2 (1981)


Billy Lo (Bruce Lee) regressa a China para visitar seu mestre Chin Ku (Hwang Jang Lee) e o irmão Bobby (Kim Tae-jeong). Entretanto, Chin Ku falece misteriosamente e Billy resolve investigar, mas, também morre de forma misteriosa. Assim, Bobby ficará encarregado de descobrir a causa das mortes e vingar a memória de Billy. Pistas o levarão até Lewis (Roy Horan), um americano especializado em kung fu.

A Jornada de um Guerreiro (2000)


Um documentário póstumo com imagens inéditas de Bruce Lee, incluindo do filme incompleto que deixou quando da sua trágica morte. 

The Real Bruce Lee (1977)


Ele voltou! Reunindo imagens antigas de Bruce Lee encontradas nos arquivos chineses. A fúria completa das artes marciais como nunca antes vista.

Comentários