Duolingo é bom para aprender chinês? REVIEW

O Duolingo é um dos aplicativos com mais opções de estudo de línguas na Playstore. Com uma metodologia inovadora, o Duolingo apresenta o vocabulário e os elementos das línguas em forma de jogos, de maneira divertida para o estudante não ficar entediado.

Mas será que esse sistema de ensino serve para aprender mandarim? No vídeo abaixo, demonstro como o Duolingo pode ajudar você no aprendizado, mas não pode ser utilizado sozinho. O Duolingo serve mais como um complemento de um estudo sistematizado.


O Duolingo é um aplicativo que vai ajudá-lo a memorizar os ideogramas, sua pronúncia e escrita. No entanto, não utilize esse aplicativo como o seu aprendizado principal. As lições do Duolingo simplesmente jogam as palavras novas e ideogramas sem apresentá-los devidamente, muito menos os tópicos gramaticais.

Além disso, o Duolingo costuma ter alguns erros de pronúncia e de grafia. Na breve utilização que fiz no vídeo acima, não detectei nada de errado. Porém é muito comum encontrar erros no Duolingo, sendo o fato muito conhecido entre aqueles que já utilizaram o App.

Eu sempre recomendo aos estudantes de mandarim que utilizem o maior número de materiais de aprendizado possível. Variando a gama de modos de estudo, você consegue diversificar as maneiras pelas quais você aborda cada elemento da língua, como ideogramas, palavras novas, gramática e pronúncia. Para encontrar a maneira que mais funciona com você, é preciso procurar em diferentes materiais, livros e apostilas.

Conclusão

A tecnologia trouxe um grande variedade de aplicativos e outras ferramentas avançadas para ajudar-nos na difícil missão de aprender uma nova língua. No entanto, temos que utilizar essas novas possibilidades com sabedoria. É preciso experimentar cada uma das possibilidades, mantendo aquelas que mais se adequaram ao nosso modo de aprender. 

O Duolingo é uma boa ferramenta para memorizar palavras e suas respectivas pronúncias, mas não serve como um curso regular! Utilize o app como um complemento



Veja mais sobre Apps para aprender chinês

Comentários