Quais estrangeiros estão autorizados a entrar na China agora?

Em 26 de março de 2020, o Ministério das Relações Exteriores e a Administração Nacional de Imigração emitiram a Notificação sobre a Suspensão Temporária de Entrada por Cidadãos Estrangeiros Detentores de Vistos ou Autorizações de Residência Chinesas Válidas. 


Em 23 de setembro, o Ministério das Relações Exteriores e a Administração Nacional de Imigração emitiram um anúncio sobre a entrada de estrangeiros titulares de autorizações de residência chinesas válidas de três categorias. 

Como entender estes dois anúncios? Que tipo de estrangeiros estão autorizados a entrar na China agora?


Permissão de Residência



A autorização de residência é o certificado de residência (afixado no passaporte) solicitado por um estrangeiro à administração de saída e entrada da China depois de entrar na China com o visto pertinente. A carta "PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA DO ESTRANGEIRO" é impressa diretamente acima da PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA, e o PROPÓSITO DE RESIDÊNCIA representa o tipo de PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA. Os tipos comuns de autorizações de residência incluem "trabalho", "estudo", "reunião" e "assuntos privados".

A partir das 0 horas da manhã de 28 de setembro de 2020, os estrangeiros com autorização de residência chinesa válida para trabalho (工作), assuntos pessoais(私人事务) e reunião familiar(团聚) podem entrar na China sem a necessidade de solicitar novos vistos. Mas a autorização de residência de estudo(学习) não está, por enquanto, incluída.

Vistos Chineses


VISTO é um certificado de entrada emitido pelas embaixadas e consulados chineses no exterior para estrangeiros que estão indo para a China. Há uma clara marca "VISA" nos adesivos de visto. As categorias de visto incluem A (diplomático), U (oficial), B (cortesia), C (tripulação), D (acomodação), F (acesso), G (trânsito), J1 (jornalista residente), J2 (repórteres de curto prazo), L (turista), M (negócios), Q1 (visita de longo prazo), Q2 (visita de curto prazo), R (talento), S1 (assuntos privados de longo prazo), S2 (assuntos privados de curto prazo), X1 (aprendizado de longo prazo), X2 (curto prazo), Z (trabalho).

1. A partir de 28 de março, a entrada com vistos diplomáticos (A), oficiais (U), de cortesia (B) e de tripulação de cabine (C) não será afetada.

2. Se você for à China para participar de atividades econômicas, comerciais, científicas e tecnológicas necessárias (retomar a produção e o trabalho), ou para necessidades humanitárias emergenciais, você poderá solicitar um visto para a China em uma embaixada ou consulado chinês no exterior. Os estrangeiros com vistos de entrada única (M, F, Q2, S2) e vistos de talentos (R) emitidos pelas embaixadas ou consulados chineses no exterior após 28 de março entrarão na China.

3. Se a autorização de residência para "trabalho (工作)", "assuntos pessoais(私人事务)" e "reunião familiar(团聚)" expirar após 28 de março de 2020, o titular poderá solicitar o visto correspondente (Z, S1, Q1) nas embaixadas ou consulados chineses no exterior com base na autorização de residência expirada e materiais relevantes, desde que o objetivo de vir à China permaneça inalterado.

4. Pedidos de visto para viagem, estudo ou trânsito não serão aceitos.

5. Atualmente, a RAEHK não permite a entrada de não-cidadãos em Hong Kong, mesmo residentes permanentes do exterior. Pedidos de permissão de entrada e vistos de Hong Kong não são aceitos.

Nova Versão dos Vistos




"Green Card" Chinês


Os Cartões de Identidade de Residência Permanente de Estrangeiros (anteriormente conhecidos como "Cartões de Identidade de Residência Permanente de Estrangeiros", comumente conhecidos como "Green Cards Chineses") são emitidos pelo Ministério de Segurança Pública para estrangeiros que obtiveram o status de residência permanente na China mediante aprovação. Os estrangeiros portadores de Cartões de Identidade de Residência Permanente podem entrar na China.



Permissão de trabalho


A permissão de trabalho para estrangeiros e a decisão escrita de permissão administrativa emitida pela Secretaria de Assuntos de Estrangeiros da província/região autônoma/município diretamente sob o Governo Central (permissão de trabalho) não são autorizações de residência emitidas pela administração de saída e entrada, e eles não podem entrar na China com estes certificados.






Tradução de 圣天商务

Comentários