10 séries chinesas que você tem que assistir

A China é um país que produz cerca de 30.000 episódios de séries de TV a cada ano - sem dúvida, o maior número no mundo. Nos últimos anos, um número crescente de séries  chinesas tem sido exportado para o exterior, ganhando popularidade considerável entre o público estrangeiro.
Embora algumas delas tenham sido transmitidas na China décadas atrás, elas permanecem firmes nas listas de favoritos dos fãs ainda hoje. Afinal, assistir a uma boa série à moda antiga pode até evocar as memórias mais queridas.
Top 10 das séries chinesas mais populares no exterior. (Listados em ordem cronológica)
A Lenda de Zhen Huan (2011)(甄嬛传)


"A Lenda de Zhen Huan", também conhecido como "Hou Gong Zhen Huan Zhuan", é uma série de televisão chinesa baseada em um romance de Internet de mesmo nome. Foi exibida pela primeira vez na China em 2011, e é composta de um total de 76 episódios. A série conta a história de Zhen Huan, que foi escolhida para ser concubina do imperador Yongzheng na antiga China da dinastia Qing (1644-1911). Ela tenta se acostumar a um palácio permeado de intrigas e engano, onde acaba fazendo muitos inimigos.
O drama foi transmitido na CHINGTV da Coreia do Sul e na BS Japão. A série será reeditada no formado de filme (6 no total) e será transmitida em grandes canais americanos sob o título "Imperatrizes no Palácio."

Coração Escarlate (2011)(步步惊心)


"Coração Escarlate" é uma série de televisão chinesa baseada no romance de mesmo nome. No drama, uma jovem mulher sofre um acidente quase fatal que a faz voltar no tempo para a antiga dinastia Qing, sob o reinado do Imperador Kangxi. A série conta as histórias que ela vivencia no palácio imperial. Exibido pela primeira vez na China na Hunan Broadcasting System (HBS) em 2011, Coração Escarlate recebeu altíssimas classificações, tornando-se mais tarde popular em países estrangeiros, como o Japão e os Estados Unidos.

A Princesa Pérola (1998)(还珠格格)


"A Princesa Pérola" é um drama épico cujo tema remonta ao século 18. Escrito por Chiung Yao, a série é composta por três temporadas, com 24 episódios, 48 episódios e 40 episódios, respectivamente. A Princesa Pérola foi exibida em 1998, 1999 e 2003. A série foi o programa de televisão mais visto na China, e também ganhou uma grande legião de fãs em outros países asiáticos, como Japão, Indonésia, Malásia, Mongólia, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, Camboja e Vietnã. Posteriormente, ela também obteve sucesso nos Estados Unidos.

Meteor Garden (2002)(流星花园)


"Meteor Garden" é uma série produzida em Taiwan, baseado no manga "Shōjo" ("Boys Over Flowers") escrito por Yoko Kamio. No drama, uma adolescente pobre chamada Shan Chai é forçada por seus pais a ingressar em uma universidade de ricos. Ela acaba conhecendo estudantes bonitos, ricos e arrogantes, conhecidos por todos como os "F4". O drama conta a história de amizade e amor entre Shan Chai e "F4". A série foi exibida pela primeira vez em 2001, e logo depois se tornou popular na China, Japão, Coreia do Sul, Sudeste da Ásia e outras partes do mundo.


Kangxi Dynasty (2001)(康熙王朝)


As séries épicas bem produzidas da China são sempre aclamadas pelo público em muitos países do Sudeste Asiático, incluindo "Dinastia Kangxi", "Water Margin" e "Dynasty Yongzheng". "Dynasty Kangxi" é uma série baseada no romance "Kangxi Da Di (O Grande Imperador Kangxi)", escrito por Eryue He. Exibido pela primeira vez em 2001, a série centra-se nos principais eventos do reinado do Imperador Kangxi, na dinastia Qing. A série obteve altos índices de audiência no Japão e na Coreia do Sul.

Romance of the Three Kingdoms (1994)(三国演义)


"O Romance dos Três Reinos" é uma série de televisão chinesa baseada no romance clássico de mesmo título. Exibida pela primeira vez em 1994, durou um total de 84 episódios. Como uma das séries de televisão mais caras produzidas na época, foi concluída em quatro anos. O resultado final foi de grande qualidade e ganhou um grande número de fãs em países estrangeiros, especialmente no Japão. O drama foi mais tarde retransmitido em NHK do Japão várias vezes, e novamente na SUN em 2009.

New Legend of Madame White Snake (1992)(新白娘子传奇)


"The New Legend of Madame White Snake" é uma série de TV musical que conta a história de amor entre um homem de bom coração e um demônio em forma de cobra, que, na verdade, transformou-se em uma linda mulher depois de milhares de anos de treinamento. A série foi transmitida pela primeira vez em 1992, tendo alcançado excelentes índices de audiência. Mais tarde, foi exportada para o Japão, Vietnã e outros países asiáticos. O drama envolve muito da cultura chinesa tradicional e vestimentas folclóricas, música tradicional chinesa, medicina tradicional chinesa, religião e poesia.

Journey to the West (1986)(西游记)


"A Journey to the West" é uma série chinesa baseada no clássico romance de mesmo título, um dos Quatro Grandes Romances Clássicos da literatura chinesa. A primeira transmissão foi em 1986. O drama narra a lenda de Xuanzang, monge budista da dinastia Tang, que viajou para o que mais tarde passou a ser conhecido como a Índia para obter textos sagrados. Protegido por seus três discípulos, ele enfrentou muitas dificuldades e tribulações em seu caminho e volta.

The Legend of the Condor Heroes (1983)(射雕英雄传)


"The Legend of Heroes Condor" é uma série de Hong Kong baseada no romance do mesmo título, escrito por Louis Cha. A série já tem várias versões, mas a melhor versão com certeza é a primeira, transmitida em 1983. A série de Kung Fu de 59 episódios é considerada por muitos um grande clássico da televisão. Foi mais tarde exportada para o exterior e agarrou a atenção de um grande público estrangeiro. Ele também ganhou alguns prêmios em festivais de drama de TV estrangeira.

The Bund (1980)(上海滩)


"The Bund" é uma série de televisão produzida em Hong Kong. The bund conta a história de membros de gangues de Xangai durante a República da China (1912-1949). Contando com a atuação de estrelas como Chow Yun-fat e Angie Chiu, o drama foi elogiado como o "Poderoso Chefão do Oriente" e gerou vários sequências, remakes e adaptações para o cinema.



Veja mais em Séries Chinesas