4ª Mostra de Cinema Chinês traz 12 filmes inéditos para São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe a 4ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS DE SÃO PAULO, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp. A programação deste ano reune um total de 12 filmes premiados em festivais internacionais e totalmente inéditos no Brasil. Entrada Gratuita.


Com curadoria do Wang Yao, da Beijing Film Academy, a Mostra traz um Panorama dos cineastas da “Nova Geração da Mongólia Interior” , região autônoma da China, além das retrospectivas do diretores Liu Jie e Qiao Liang. Este último vem ao Brasil para participar de um bate-papo com o público.

Eleito o Melhor Filme no Festival de Moscou em 2017, “Ave rara” de Qiao Liang, abrirá a Mostra para convidados. O filme conta a história de um jornalista que para fazer uma reportagem sobre o aparecimento de uma ave rara retorna à cidade natal. Seu trabalho, porém, põe em risco uma fábrica que é fonte de renda para os habitantes locais. O conflito de interesses desperta a discussão sobre a degradação ambiental.

Na Retrospectiva Qiao Liang o público ainda poderá assistir aos longas “Voar” (2006), “Keelung”(2014) e a “A ex-mulher, que terá sessão seguida de debate com o diretor no dia 6 de outubro (sábado) às xx h.

Já a retrospectiva do diretor Liu Jie exibirá os títulos “Esconde-esconde” (2016), “A montanha nevada” (2010), “Juventude” (2013) e “De Lan” (2015), vencedor do Festival Internacional de Xangai. “De Lan” se passa nos anos 80, onde um jovem imaturo da etnia han se apaixona por uma mulher tibetana casada, envolvendo-se num intenso e complexo caso de amor.

Completa a programação da Mostra de Cinema Chinês, o Panorama “A Nova Geração da Mongólia Interior” com os filmes “Besta velha” (2017) de Zhou Ziyang, “A ira do silêncio” (2017) de Xin Yukun, “Dizer adeus”(2015)de Degena Yun, vencedor do prêmio de Melhor roteiro do Festival de Cinema de Tóquio e melhor longa no Festival de Torino no Canada, e o documentário “Da San” (2018)de Tong Jiasheng, que fez parte da seleção official 2018 do Festival Internacional da Austrália, Beijing e Montreal (Canadá).  A obra mostra a trajetória de um homem de um metro e dez de altura que sonha em escalar o Monte Everest.

A Mostra de Cinema Chinês é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine.

Sinopses dos filmes:

1. De Lan


Diretor: Liu Jie
Gênero: Drama
Duração: 1h30min
Ano: 2015
Prêmios: Festival Internacional de Xangai (2016)

O filme conta a história de Wong, um imaturo jovem chinês da maioria étnica han que viaja a um pobre vilarejo tibetano nos anos 1980. Lá, ele se apaixona perdidamente pela bela e intensa De Lan. Os dois pouco se falam, mas sentimentos e motivações ocultos se vão revelando a cada cena, com todo o seu poder de ferir. Wong descobre então que sua amada é casada com Rigchin, e logo percebe indícios de que ela tenha alguns amantes. Até que o próprio Rigchin sugere a Wong que se torne um deles.

2. Esconde-esconde


Diretor: Liu Jie
Gênero: Thriller
Duração: 1h46min
Ano: 2016

Obcecado por limpeza, Zhang Jiawei mora em um belo apartamento com a mulher e a filha. Mas tem sonhos estranhos e luta contra um mistério do passado. Em busca do irmão desaparecido, vai parar num complexo de edifícios em uma zona pobre da cidade. A presença de um estranho usando um capacete de motociclista a assusta. Esse estranho continua aparecendo ao longo da história, cada vez mais ameaçador, enquanto o segredo de Zhang vai sendo revelado.

3. A montanha nevada


Diretor: Liu Jie
Gênero: Drama
Duração: 1h33min
Ano: 2010

Numa aldeia da etnia Lisu, próximo à fronteira birmanesa, um rapaz se vê impedido de se casar com a mulher que ama por conta de uma tradição local. Após o irmão da moça ser preso por um crime ambiental, o pai decide entregar a mão da filha a um gângster, para que este resolva o caso. No dia
do casamento, a noiva desaparece nas montanhas, usando o traje matrimonial típico de sua etnia.

4. Juventude


Diretor: Liu Jie
Gênero: Drama/Romance
Duração: 1h31min
Ano: 2013

Nesta fábula sobre o amadurecimento, um garoto do ensino médio se vê obrigado a lidar com a perda de seu primeiro amor, ao mesmo tempo em que tem a chance de vivenciar pela segunda vez o último ano do ensino médio. Durante esse período, o jovem fortalece seu caráter, e aprende a valorizar ao máximo cada momento. Afinal, nem mesmo as segundas chances são perfeitas.

5. Ave Rara


Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama
Duração: 1h47min
Ano: 2017
Prêmios: Melhor Filme no Festival de Moscou

Um jornalista de Pequim precisa voltar à sua cidade natal para cobrir o reaparecimento de uma ave rara. Sua reportagem, no entanto, põe em risco a fábrica de cimento local, pertencente a um colega e fonte de emprego para os moradores. O proprietário da fábrica tenta desaparecer com o pássaro. No processo, as máscaras caem, e os interesses de todos são revelados. O filme traz para a ordem do dia o problema da poluição ambiental, consequência do padrão de desenvolvimento moderno.

6. Voar


Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama
Duração: 1h28min
Ano: 2006

O camponês Liu é considerado mentalmente incapaz graças a seus comportamentos incomuns. Motivo de decepção até mesmo para a própria mãe, ele encontra numa garota da vizinhança uma incentivadora de seus sonhos absurdos, sendo o mais louco o de construir um avião. Quando a moça finalmente o abandona também, Liu empreende todos os esforços para decolar sua aeronave, ainda que esse seja seu primeiro e último voo.

7. Keelung


Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama/Romance
Duração: 1h35min
Ano: 2014

Um pescador da China continental ruma para Taiwan ilegalmente. É quando passa a encontrar uma garota desesperada, recém-abandonada pelo namorado e pela família. Pelo porto, por hospitais e vielas de Keelung, os dois tentam encontrar conforto e apoio um no outro.

8. A ex-mulher


Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama
Duração: 1h33min
Ano: 2009

Filme de tom fortemente literário, surgiu a partir de uma história verídica. Natural de Pequim, o velho jornaleiro Ding cuida da ex-mulher e dos ex-sogros, compartilhando a casa com todos eles. Mesmo sem contribuir significativamente para a sociedade, é o herói da família e modelo ético para seus concidadãos. Conseguindo escamotear todas as contradições de sua situação familiar, suporta pressões e desconfianças de toda sorte.

9. Da San


Diretor: Tong Jiasheng
Gênero: Documentário
Duração: 1h42min
Duração: 2018
Prêmios: Australian International Film Festival, Official Selection / Beijing
International Film Festival / Documentary Competition Unit of Montreal
International Film Festival, Official Selection

Com apenas 1,10 m de altura, Ye Yun é o caçula e único sobrevivente de três irmãos, vivendo com o pai idoso num pequeno vilarejo. Apelidado de “Da San” (“Grande Três”) por ser o terceiro filho e pela cabeça grande, é encarado como deficiente e vive uma vida pacata. Mas nada disso o impede de sonhar em um dia visitar o Tibete e escalar... o Everest.

10. A ira do silêncio


Diretor: Xin Yukun
Gênero: Drama/Thriller
Duração: 2h
Ano: 2017

Um minerador precisa trabalhar longe de casa por causa de disputas antigas com os habitantes de sua cidade, enquanto a mulher e o filho administram uma pequena fazenda de ovelhas. Um dia, ao saber que o rapaz não voltou do pastoreio há dois dias, ele retorna para encontrá-lo. Sua presença na cidade provoca ansiedade, ressentimento e desconfiança nos habitantes do lugar, que acabam fechando os olhos para o desaparecimento do garoto.

11. Besta velha


Diretor: Zhou Ziyang
Gênero: Drama
Duração: 1h50min
Ano: 2017

Lao Yang é um homem de negócios falido, na casa dos 60 anos, que resolve se apropriar indevidamente do dinheiro que os filhos haviam juntado para a cirurgia de sua esposa. Indignado após ser forçado a devolver a quantia, leva o caso ao tribunal, desencadeando toda uma tragédia familiar. precedentes.

12. Dizer adeus


Diretor: Degena Yun
Gênero: Drama
Duração: 1h40min
Ano: 2015
Prêmios: The Spirit of Asia Award, Asian Future Section, 25th Tokyo
International Film Festival / Best Screenplay Award / 33rd Torino Film Festival /
Best Feature Film, 9th First International Film Festival of Xining / Emerging
Filmmaker Award, Minneapolis St. Paul International Film Festival / Vancouver
International Film Festival, Official Selection / Hong Kong International Film
Festival, Official Selection / Taipei Golden Horse Film Festival, “Chinese
Global Vision” / Best Screenwriter, Jury Award Best Filmmaker, Chinese Young
Generation Film Forum

Uma jovem enviada ainda criança para estudar na Inglaterra acaba se entregando a um doloroso caso de amor cibernético, do qual não consegue se desvencilhar. Seu pai, ator decadente diagnosticado com uma doença terminal, está desistindo de viver. Os dois aos poucos encontram uma conexão: embora a garota esteja no começo da vida e o homem, no fim, ambos estão confusos e apreensivos sobre o que há de vir.

Sexta-feira, 05/10:

16h00 -  De Lan;
18h00 - A Montanha Nevada;
20h00 - Esconde-Esconde;

Sábado, 06/10:

15h00 - A Ex Mulher; 
16h50 - Q&A;
20h00 - Ave Rara;

Terça-feira, 09/10:

16h00 - Juventude;
18h00 - Dizer Adeus;
20h00 - Besta Velha;

Quarta-feira, 10/10:

16h00 - Esconde-Esconde;
18h00 - A Ex Mulher;
20h00 - Da San;

Quinta-feira, 11/10:

16h00 - A Montanha Nevada;
18h00 - Keelung;
20h00 - Ave Rara;

Sexta-feira, 12/10:

15h30 - Juventude;
17h30 - Voar;
19h30 - A Ira do Silêncio;

Sábado, 13/10:

15h30 - De Lan;
17h30 - Voar;
19h30 - A Ira do Silêncio;

Domingo, 14/10:

16h00 - Keelung;
18h00 - Dizer Adeus;

Popular no Chinês Já