23 empresas chinesas no Brasil para você trabalhar

O investimento de empresas chinesas no Brasil somou US$ 55 bilhões nos últimos dez anos. De acordo com levantamento do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), o investimento de empresas entre 2007 e 2017 soma mais de 115 empreendimentos confirmados, já realizados ou que estão em andamento.


Com toda essa gama de oportunidades disponíveis, é bom conhecermos um pouco as empresas chineses no Brasil:

Sinopec

Setor: Petróleo

Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou 40% das operações brasileiras da Repsol por 7,1 bilhões de dólares. No ano seguinte, adquiriu 30% da Galp no Brasil por 3,5 bilhões de dólares.  A companhia também tem investimentos na OGX, de Eike Batista.

Chery

Setor: Automotivo

Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, com investimentos de 400 milhões de dólares. A unidade deve começar a operar neste ano.

Huawei


Setor: Telecomunicações

Fundada em 1987, a Huawei é uma fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Levar o poder da conectividade para cada pessoa, lar e organização, rumo a um mundo totalmente conectado e inteligente: essa é a missão da Huawei. Temos quase 188.000 funcionários e operamos em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.

O portfólio de produtos, soluções e serviços da Huawei, de ponta a ponta, é competitivo e seguro. Por meio da colaboração aberta com parceiros do ecossistema, criamos valor duradouro para nossos clientes, trabalhando para capacitar pessoas, enriquecer a vida doméstica e inspirar inovações em organizações de todos os tipos e tamanhos. Na Huawei, a inovação se concentra nas necessidades dos clientes. Investimos fortemente em pesquisa básica, concentrando-nos em avanços tecnológicos que impulsionam o mundo.

Sinochem

Setor: Petróleo

Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou, por 3 bilhões de dólares, 40% da Statoil no Brasil. O negócio contempla a exploração de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Wuhan Iron An Steel Group Co.

Setor: Mineração

Principais investimentos no Brasil: em 2009, comprou pouco mais de 20% da MMX, braço de mineração de Eike Batista, por cerca de 400 milhões de dólares.

JAC

Setor: Automotivo

Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, com investimentos de 900 milhões de dólares. A unidade deve entrar em operação até o final de 2014.

Honbridge Holdings

Setor: Mineração

Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou do braço de mineração da Votorantim o Projeto Salinas - que inclui a exploração de minério, a construção de um mineroduto e um porto, em Ilhéus, na Bahia. A operação foi fechada por 390 milhões de dólares.

Foxconn

Setor: Tecnologia
Principais investimentos no Brasil: construção de unidades fabris no país para produção de componentes eletrônicos. O investimento mais recente foi anunciado em setembro do ano passado e contempla a construção de uma fábrica, com aporte de 1 bilhão de reais, em Itu, interior paulista.

CR Zongshen

Setor: Automotivo
Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica para produção de motocicletas da marca Kasinski no estado do Rio de Janeiro, com investimentos de 20 milhões de dólares.

State Gird

Setor: Energia

Principais investimentos no Brasil: aquisição de sete concessionárias de transmissão de energiaelétrica por cerca de 1 bilhão de dólares. As linhas de transmissão pertenciam à espanhola Actividades de Construcción y Servicios.

CNADC

Setor: Agricultura 

Principais investimentos no Brasil: investimentos que totalizam 7 bilhões de dólares em projetos de expansão de lavouras em Goiás.

DAHUA

Setor: Equipamento de segurança

Zhejiang Dahua Technology Co., Ltd. (Dahua Technology) é uma solução automatizada e prestadora de serviços de IdC que é líder mundial em video-centric. Com base em inovações tecnológicas, a Dahua Technology oferece soluções de segurança, sistemas e serviços modernos para gerar valores para operações urbanas, gerenciamento corporativo e consumidores. 

Com mais de 16.000 funcionários e mais de 50 % deles envolvidos em P&D, as soluções, produtos e serviços da Dahua são aplicados em mais de 180 países e regiões. Desde o lançamento do primeiro DVR integrado autodesenvolvido com 8 canais do setor em 2002, a Dahua Technology dedica-se à inovação tecnológica e aumenta continuamente os investimentos em P7D, aplicando cerca de 10 % da receita de vendas anuais em P&D. 

A empresa continua a explorar oportunidades emergentes com base em tecnologias de IoT de vídeo e já estabeleceu negócios em sistemas de visão artificial e de videoconferência, drones profissionais, placas eletrônicas, RFID e robótica etc.

Hikvision do Brasil

Setor: Indústria de Produtos Eletrônicos

A Hikvision é líder mundial no fornecimento de soluções e de produtos de videovigilância e segurança eletrônica. Contando com a mais forte equipe de P&D da indústria mundial, a Hikvision projeta, desenvolve e fabrica câmeras de alta tecnologia e de alta definição, incluindo uma variedade de câmeras IP, câmeras analógicas e câmeras que apresentam o que há de mais moderno em tecnologia analógica de alta definição. 

O portfólio de produtos da Hikvision também inclui servidores de vídeo digital, DVRs híbridos e autônomos, NVRs e outros elementos de sistemas de segurança sofisticados para uso tanto em ambientes internos quanto externos.

SDC do Brasil Serviços Marítimos Ltda.

Setor: Dragagem

CHINT Elétricos América do Sul Ltda

Setor: Indústria de Eletricidade

Fundada em 1984, a CHINT tem um activo total de mais de 30 bilhões de dólares e 29.000 funcionários.

O negócio da Chint vai desde produtos eléctricos de baixa tensão até equipamentos e serviços de transmissão e distribuição de energia, instrumentos e medidores, aparelhos de construção, peças de automóveis, automação industrial, geração de energia PV, fabricação de equipamentos, etc… a Chint é também o maior fornecedor de energia limpa e fornecedor de soluções de gestão de eficiência energética com a gama de produtos mais completa da China. Os nossos produtos têm encontrado mercados disponíveis em mais de 100 países e regiões, incluindo Europa, Ásia, Médio Oriente, África, etc.

A Chint lidera a lista dos Top 500 da China empresas privadas em termos de abrangência de reconhecimento e foi mantendo o 1º posto entre todas as empresas de fabricação em Wenzhou por anos consecutivos no valor do pagamento de imposto.

XCMG INDÚSTRIA DO BRASIL

Setor: Indústria de Fabricação de Máquinas

Fundada em 1943, a XCMG é o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, com a maior variedade e série de produtos, e a mais competitiva e influente no setor. A XCMG ocupa atualmente o sexto lugar na indústria mundial de maquinário de construção e a quarta no top 100 da indústria chinesa de maquinário. 

Desde 2004 no mercado brasileiro, a XCMG reafirma, cada dia mais, seu concreto investimento no território nacional e latino americano. Irreverente ao importar produtos chineses no país, em 2014 a XCMG iniciou a sua linha de produção na cidade de Pouso Alegre/MG, que com sua localização estratégica na rodovia Fernão Dias, estreitou ainda mais os laços da marca com um mercado que, cada vez mais, exige qualidade, tecnologia e inovação. 

BYD do Brasil Ltda


Setor: Chassi ônibus / Painel Solar

A BYD é uma empresa de alta tecnologia dedicada à inovação para uma vida melhor. Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995, e depois de 23 anos de crescimento acelerado, passou de uma startup, com apenas 20 pessoas, para uma empresa global com mais de 220 mil empregados, tornando-se rapidamente a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, veículos 100% elétricos. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos e ônibus elétricos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco System da ONU, na categoria grandes corporações. No mesmo ano, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos.

ICBC do Brasil

Setor: Financeiro

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) foi fundado em 1984, e é o maior banco comercial chinês. Atualmente, detém ainda o posto de maior do mundo em termos de ativos e rentabilidade. 

O ICBC possui amplo número de clientes, diversificada gama de produtos e grande capacidade de inovação e competividade de mercado, fornecendo serviços e produtos financeiros para 6,27 milhões de clientes corporativos e 567 milhões de clientes pessoa física. Dispõe atualmente de uma rede de serviços financeiros que cobre 421 instituições em 46 países. 

Desde 2013, o ICBC permanece em primeiro lugar na classificação dos 1.000 maiores bancos do mundo pelo The Banker, pelo Forbes Global 2000 e pelo Fortune Global 500.

O ICBC do Brasil Banco Múltiplo S.A. (ICBC Brasil) foi oficialmente constituído em 23 de janeiro de 2013, e iniciou a suas operações em 26 de setembro do mesmo ano. 

Hanergy do Brasil

Setor: Energia Renovável

A Hanergy é uma das maiores empresas de energia limpa do mundo. Temos uma solução abrangente de energia limpa, cobrindo energia hidroelétrica, eólica e solar. 

Desde 2009, a Hanergy se concentra em pesquisa e desenvolvimento de energia solar com tecnologia de filme fino, e está lançando uma série de produtos, incluindo telhas solares, carregador solar de papel dobrável, mochila solar, Integração de Energia Solar em edifícios (BIPV) , estradas solares e muitos outros. 

Com uma equipe de mais de 16.000 pessoas e mais de 2.500 patentes, a Hanergy se dedica a fornecer ao mundo uma solução de energia limpa para uma vida melhor e um mundo sustentável.

DIDI CHUXING


Setor: Internet/Transporte

Muita gente sabe que a Uber é uma das maiores startups mundiais. Mas você sabia que ela já foi derrotada? A chinesa Didi Chuxing é, atualmente, a maior plataforma de transporte privado do mundo. Fundada em 2012, a empresa opera de diferentes formas na China, Brasil, México, Austrália e Japão. Em síntese, é uma instituição que presta serviços de tecnologia e mobilidade privada e pode ser encontrada tanto Play Store quanto na Apple Store chinesa.

A Didi Chuxing foi fundada em junho de 2012, como Didi Dache, pelo empresário Cheng Wei. Três anos depois, se uniu a sua maior corrente, a Kuaidi Dache. A empresa teve apoio das empresas de internet Alibaba e Tencent. Sendo assim, é a única empresa a concentrar os maiores grupos de internet chineses como seus investidores. 

Nuctech do Brasil Ltda

Setor: Equipamento de segurança

Nuctech Company Limited (Nuctech), originária da Universidade de Tshinghua foi fundada em 1997, fornecedora de soluções e serviços de segurança & inspeção para o mundo todo. Baseando-se na inovação independente e seguindo as demandas dos clientes, a Nuctech fornece tecnologia avançada, excelentes produtos e soluções integradas na indústria inspeção a segurança para nossos clientes em mais de 150 países e regiões do globo.

WUHAN FIBERHOME INTERNACIONAL TECNOLOGIAS DO BRASIL

Setor: Telecomunicação

O comércio atacadista de equipamentos de informática compreende, preponderantemente, a venda de computadores (micro, mini, tablets e laptops) juntamente com seus periféricos (impressora, scanner, drivers, disco rígido, leitores, monitor, teclado, memória flash etc) - apenas componentes eletrônicos dos PCs não são considerados aqui. A venda de aplicativos não-customizáveis (softwares), com destaque para os sistemas operacionais, também se inclui nesta categoria. Interessante notar que o serviço de assessoria em informática também encontra espaço aqui. Os usuários predominantes são empresas, repartições e órgãos do governo, instituições diversas e outros estabelecimentos comerciais para revenda.

CPFL ENERGIA

Setor: Energia

Após mais de 100 anos de história, a CPFL Energia se tornou uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. Hoje, somos considerados uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Levamos energia a 9,6 milhões de clientes e conseguimos, ao longo dos anos, estar entre as líderes no segmento de energias renováveis no Brasil com uma matriz diversificada: com atuação em fontes hidrelétricas, solar, eólica e biomassa.


Comentários