Língua chinesa: quais são as carreiras que você pode seguir

A procura por cursos de mandarim está cada vez mais intensa. Os jornais exaltam os benefícios do estudo do mandarim para a carreira quase que diariamente. Quais são as carreiras nas quais o mandarim é mais importante? Sendo a China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil, as opções para os estudantes de mandarim são inúmeras, desde importação até educação.

Vamos explorar algumas carreiras que necessitam de mais falantes de mandarim:

Negócios de importação



Há muitos sites e plataformas que trabalham com importação da China. No entanto, quem fala chinês é capaz de entrar em contato diretamente com os fornecedores chineses, sem intermediários. A maioria dos chineses, principalmente os mais velhos, ainda não fala inglês, por isso o domínio do mandarim ainda é tão importante. Profissionalizando-se na área de importação, você pode pleitear um bom cargo em uma grande empresa, ou mesmo empreender e criar o seu próprio negócio de importação.

Policial Federal



A Polícia Federal trata de muitos assuntos ligados a estrangeiros, como imigração, investigações e coleta de informações. Com a crescente imigração chinesa para o Brasil, os policiais federais aptos na língua chinesa são cada vez mais necessários.



Carreira de diplomata



Os diplomatas cuidam das relações entre os países. Nada mais importante para cumprir bem tal tarefa quanto o domínio do idioma estrangeiro. O domínio do mandarim abrirá muitas portas para quem pretende seguir uma carreira na diplomacia, facilitando as comunicações e o aprofundamento dos laços.

Professor - chinês, português e inglês



É crescente o número de universidades na China que estão voltando as atenções à língua portuguesa. Os brasileiros, por serem representantes do maior país lusófono do mundo, são muito requisitados para atuarem nas vagas abertas por essas instituições. Além da popularização da língua portuguesa, os estrangeiros em geral são muito requisitados para ensinarem inglês, dada a proximidade da maior proximidade das línguas ocidentais. Você também pode optar por se dedicar ao próprio ensino do mandarim, aqui no Brasil ou em outros países ocidentais.

Abin - Agência Brasileira de Inteligência



A Abin é a organização de inteligência brasileira responsável pela coleta e processamento das informações de inteligência, desempenhando um papel fundamental nas decisões governamentais e na segurança nacional. Para que a abrangência das informações coletas se expanda, é necessário que a agência possua profissionais que dominam diferentes idiomas. Como o mandarim é um idioma que ainda é pouco falado no Brasil, possivelmente temos uma deficiência na coleta das informações chinesas.

Tradução



Há diversos tipos de tradução. Além dos tipos de tradução escrita e oral, a tradução pode ainda ser diferenciada nas diversas áreas em que é necessária. Um tradutor, por exemplo, pode ser especialista em um tipo de assunto, como energia, telecomunicações, importação, notícias e até literatura. Como essa é uma área muito ampla, você pode escolher qual das modalidades mais combina com você.

Internet e tecnologia



A China está investindo com cada vez mais força na expansão internacional das suas empresas de alta tecnologia. Como o modelo de negócios baseado na mercadoria barata vai acabar se esgotando com o tempo, é questão de estratégia que a China invista nas áreas de tecnologias, que têm muito mais valor agregado. Nessa expansão internacional, o Brasil é um dos mercados mais importantes. Diversas empresas chinesas de tecnologia estão ou estiveram presentes no Brasil, como o Baidu, Alibaba, Huawei, Tencent e Bytedance.

Exportação



Além da importação, a exportação também é um ótimo negócio. Não podemos esquecer que o Brasil é um dos maiores produtores de grãos, de minério e de uma série de outros produtos. Os produtores brasileiros, com a ajuda de profissionais que dominam o chinês, podem conseguir negócios mais vantajosos, melhorando a balança comercial brasileira.

As profissões que necessitam profissionais que dominam o chinês é incontável. Há espaço em praticamente todas as áreas, como engenharia, relações internacionais, ciências sociais, física, astronomia, medicina, cultura, biologia, história e uma infinidade de outras mais. Você que está estudando mandarim provavelmente não vai se arrepender quando o assunto é carreira: as opções são diversas e adequam-se a praticamente todos os gostos