13 apps essenciais para turistas na China

Antes de preparar a sua mala, prepare também o seu celular. Há uma série de apps que podem tornar a sua vida muito mais fácil na China, pois alivia problemas com o idioma e pode ajudá-lo a se orientar mais rapidamente.


Listamos os 15 principais aplicativos da China mais úteis para os turistas, seja em termos de idioma, rotas, transporte, táxis, mantendo o acesso às mídias sociais ocidentais. Transforme o seu Smartphone numa janela para o mundo!

1. Um aplicativo VPN

VPN (Virtual Private Network) é um tipo de aplicação usada para burlar a censura da internet em muitos países, inclusive na China. Sem um VPN, você não conseguirá acessar o Google, Facebook, WhatsApp eInstagram. Aliás, você não conseguirá acessar quase nada que não seja chinês.

Há muitos VPNs bons disponíveis no mercado. Para quem quer uma sugestão, eu indico o Express VPN. O Express nunca me deixou na mão e sempre quebrou o meu galho. É bom lembrar que o serviço é pago: você não encontrará um bom VPN gratuito.

Para não ficar incomunicável, prepare um bom VPN antes de ir.

2. Dicionário Pleco 

O dicionário Pleco tem uma série de funções que podem tornar o seu dia-a-dia mais fácil na China. Ele pode ajudá-lo a traduzir menus, placas e até a comunicar coisas simples com os chineses. Como é um dicionário muito preciso (ele não traduz frases, apenas palavras isoladas), com o Pleco você tem mais confiança de que comunicou aquilo que realmente queria dizer.

3. Aprenda chinês - HelloChinese

Um excelente aplicativo de idiomas para iniciantes com conjuntos de frases-chave para as partes mais importantes da viagem. Saudações, conversas gerais, números, direções e lugares, transporte, alimentação e emergência estão incluídos na versão gratuita.

Se você quiser levar seu aprendizado chinês para o próximo nível, você também pode comprar a versão premium, que também inclui listas de vocabulário para hora e data, acomodação, compras, cores, regiões e cidades, países, atrações turísticas, família, namoro, sentimento doente e muito mais.

4. Google Maps

O Google Maps é o melhor serviço de mapas para estrangeiros em toda a China, pois está totalmente disponível em inglês e facilita a navegação, mesmo que você não fale o idioma. É preciso lembrar que você também precisará de um VPN para a utilização desse app.

Além do Google Maps, você também pode experimentar o Baidu Maps, que é o app de mapa que todo chinês usa. No entanto, só há a versão em chinês disponível.

5. Guia de Viagem da China

Um guia de viagens com listas de atrações turísticas populares em todo o país, incluindo endereços, fotos, locais no mapa e comentários de outras pessoas em cada um dos locais turísticos mais populares.

Há vários guias disponíveis em português e inglês. Experimente cada um deles e veja qual é mais adequado a você. 

6. China Trains (Grátis)

O China Trains tem uma enorme coleção de mapas de metrô das cidades por toda a China. Se você estiver viajando para Pequim, Xangai, Guangzhou ou cidades menores como Harbin, Wuhan, Hangzhou e Changsha.

Também tem informações para Cingapura, Hong Kong e Taipei, se você estiver viajando para outros locais em volta da China.

7. DiDi ChuXing - Taxis 

Desde que a Uber foi retirada do mercado chinês, um equivalente local chamado DiDi ChuXing assumiu o mercado de compartilhamento de carros. Da mesma forma, com o Uber, os motoristas ficarão ansiosos para agradar e levar você até o local para obter uma boa classificação.

A grande quantidade de Wi-Fi em todo o país em hotéis e restaurantes significa que, mesmo sem 3G ou SIM chinês, você poderá solicitar um carro, e o motorista poderá encontrá-lo com base na localização do mapa. A função de bate-papo no aplicativo também possibilita que você converse com seu motorista por meio de um serviço de tradução em tempo real.

O pagamento é feito diretamente do seu cartão internacional. O preço também é acessível, assim como os taxis normais.

8. Metrô da China 

Com este aplicativo que funciona offline, você terá todas as informações de que necessita a respeito das rotas e dos preços dos metros na China. Também é equipado com a função mapa, com a qual você pode quebrar o galho se o Google Maps não estiver funcionando. O Metrô da China vai te ajudar bastante.

9. MoBike

A economia de compartilhamento de bicicletas está se espalhando pelo mundo, e a revolução começou na China! O MoBike é um dos muitos aplicativos com o qual você pode facilmente baixar e pegar uma bicicleta compartilhada, assim como a Yellow. As bicicletas são encontradas na maioria das cidades chinesas, em praticamente todas as esquinas.

Os primeiros passeios são gratuitos e, a partir daí, você tem que carregar o App para poder usá-lo.

10. WeChat (Free) - messenger e rede social

O WeChat é o serviço de mensagens mais popular na China e é ótimo se você estiver conhecendo pessoas na China e quiser manter contato. Você também pode ensinar a sua família no Brasil a utilizar o Wechat, de modo que, em caso do VPN falhar, você não fique incomunicável. O Wechat é o WhatsApp dos chineses. Você não conseguirá ter vida social sem Wechat!

Além de ser um messenger poderoso, o Wechat também tem muitas outras funcionalidades, inclusive a de pagamento. Na China, em quase todos os lugares, você já pode utilizar o pagamento pelo celular escaneando o código QR, baste ter acesso à internet. Coloque o seu cartão de crédito no Wechat para facilitar a sua vida.

11. Booking

Com o Booking, você poderá fazer reservas nos hotéis chineses com antecedência. Lembre-se de que a China é um país muito populoso, portanto não deixe de reservar o seu hotel antes. Dependendo da época do ano, você pode ter que passar por maus lençóis procurando locais para dormir.

12. Airbnb - para alojamento

O Airbnb não está apenas mudando a maneira como as pessoas viajam no Ocidente, mas também na China. No Airbnb, você encontrará uma grande variedade de acomodações em todo o país, incluindo alguns pontos únicos próximos à Grande Muralha da China, por exemplo.

A maioria dos anfitriões do Airbnb inscritos na China falam inglês, e você também verá que muitos deles são na verdade estrangeiros que vivem na China com uma visão única do país..

13. AirVisual (Free) - Qualidade do ar

Se você está preocupado em viajar pela China como resultado da maior cobertura de seus problemas de poluição do ar, pode valer a pena baixar o AirVisual antes da sua viagem. O aplicativo mostra os níveis de poluição atmosférica em tempo real medidos em diferentes pontos do país, com uma estimativa para os próximos dias. Isso pode ser útil se você estiver viajando com alguém que tenha um sistema respiratório mais fraco.

Dependendo da cidade em que você ficará, o problema da poluição será grave. Portanto, prepare a sua máscara para não afetar a sua garganta.



Veja também: 10 lugares para você visitar na China